quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Transportes rodoviários em Rio Maior durante o século passado

Os serviços de transporte de pessoas sempre se fez em Portugal usando a tração animal. A junta de bois, cavalo ou mula. A Casa da Muda que servia a mala-posta no Alto da Serra foi construida em 1737. 
Em 1864 foi inaugurada a ligação entre Lisboa e Porto por comboio a vapor. O comboio passou a ser um meio seguro e rápido de transporte de pessoas e mercadorias. 
Em 1878 passou a haver transporte urbano de passageiros. Foi no Porto e usava-se a tração a vapor.
Em 1895 surgiu também no Porto a primeira linha da Península Ibérica de transporte de passageiros usando carros elétricos.
Em 1895 chega a Portugal o primeiro automóvel pessoal. Com o aparecimento de veículos movidos a motores de combustão o transporte de pessoas muda radicalmente.

Em 1938 a empresa “A Scalabitana” fazia transportes de passageiros entre Santarém, Lisboa, Cartaxo e Vila da Marmeleira. Havia um serviço combinado para Rio Maior com a empresa “Capristano & Ferreira”.



Em 1939 a empresa “Viriato Paulo & Paulo” explorava uma carreira de passageiros aos Domingos entre Rio Maior e Asseiceira. Esta carreira, bem como outras realizadas por esta empresa foram adquiridas pela empresa “Capristanos”. 

Em 1945 a empresa “Capristanos” pediu autorização para explorar uma carreira regular de transporte de passageiros entre Caldas da Rainha e o Entroncamento com paragem em Rio Maior, Alcanena e Torres Novas.



No mesmo ano a empresa Claras requereu a concessão de uma carreira regular de transporte de passageiros para o mesmo percurso (Caldas da Rainha – Entroncamento) e em substituição da carreira que já efectuava entre Amiais de Baixo e Torres Novas.



Actualmente a empresa “Rodoviária do Tejo” é que serve a região de Rio Maior com transportes regulares. Esta empresa teve a  sua origem na empresa “Claras” e foi criada em 31 de Janeiro de 1991. 

Rio Maior é também servida por um serviço rodoviário de ligação interurbana assegurada pela empresa “Rede Nacional de Expressos”. Esta empresa foi fundada em 1995 e é composta por várias empresas operadoras de autocarros, sendo que uma delas é a “Rodoviária do Tejo”.

Pode saber mais sobre a casa da Muda que servia a diligência em Rio Maior em: 
Pode saber mais sobre a Estação Central de Camionagem de Rio Maior em: 
Pode saber mais sobre a companhia “Capristano & Ferreira” em: 
Pode saber mais sobre a empresa “Claras” em: 
Pode saber mais sobre a empresa “Rodoviária do Tejo” em: 
Pode saber mais sobre a empresa “Rede Nacional de Expressos” em: 


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