sexta-feira, 20 de março de 2015

VI Bagatunaço


Bagatunaço é o Festival de Tunas Masculinas da Cidade de Rio Maior.
Este festival é organizado pela Bagatuna, Tuna Masculina da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, com os apoios da Câmara Municipal e da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

 
Hoje, dia 20 de Março, acabou de decorrer a Serenata dedicada à Cidade e que se realizou na Praça do Comércio na Fonte dos Estudantes. Esta serenata contou com a presença de Isaura Morais, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior.
Amanhã, dia 21 de Março pelas 21:00, decorre o espectáculo principal e a não perder no Cineteatro de Rio Maior, o Festival de Tunas em que existem quatro tunas a concurso. Para além dos estudantes, este evento conta com uma ampla aderência da população.
 
A Bagatuna nasce da vontade de se formar uma Tuna Masculina em Rio Maior. Durante uns tempos a Bagatuna viveu na ‘clandestinidade’ pois grande parte dos seus membros fazia parte da tuna mista da ESDRM. Durante este tempo, surge o Hino da Bagatuna, o “Bagatunaço” (Bagatunaço, uma mistura de Bagaço e Tuna) que agora empresta o nome ao festival e do qual saiu o nome da própria tuna.
A Bagatuna é fundada em Novembro de 2003, mas surge oficialmente com a sua primeira actuação em 12 de Outubro de 2004 em que é amadrinhada pela TUFES.
Um facto curioso nesta Tuna é que na primeira actuação de cada elemento da Bagatuna este tem de usar fraldas.











 
Pode saber mais sobre as tunas em Rio Maior, em:

Sem comentários:

Enviar um comentário