segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Parque Solar Cibele em Rio Maior

O Parque Solar CIBELE é um projeto que  consiste na criação de uma Central Solar Fotovoltaica com uma potência de 100 MW (Inversores com uma Potência Total de 108MVA e Posto de Transformação de 120MVA).

O parque será integrado na RESP (Rede Elétrica de Serviço Público em Portugal) por intermédio de um troço de 320 metros, que interligará a uma Linha de Serviço Público com ligação à Subestação de Rio Maior (troço comum com a linha a 400kV “SE Torre Bela – Rio Maior” que se desenvolve-se ao longo da freguesia de Arrouquelas).

Estima-se que o projeto venha a produzir 258,5 GWh /ano de energia renovável, o suficiente para fornecer eletricidade a mais de 100 000 casas por ano.


O Parque Solar será composto por 243.450 módulos fotovoltaicos dispostos sobre estruturas metálicas fixas, que geram eletricidade em corrente contínua. Essa eletricidade é convertida em corrente alternada por meio de inversores e posteriormente injetada na rede elétrica. As mesas de suporte dos módulos fotovoltaicos acompanham a morfologia do terreno, atenuando e evitando sempre que possível efetuar movimentações de terra.

A Central ocupará uma área total de aproximadamente 320 ha e será constituída essencialmente pelos seguintes elementos

- O parque Solar Cibele que inclui os Módulos Fotovoltaicos e respetivos seguidores onde serão assentes

- Valas Técnicas Subterrâneas de Cabos para a Instalação Elétrica de média Tensão (Postos de Transformação e Inversores)

- Edifício de Comando e Subestação de 30/400 kV

- Linha Elétrica, a 400 kV e respetivos apoios

- Acessos novos e acessos a beneficiar, vedação e respetivos portões de acesso

- Parque de Baterias

 

O tempo previsto de vida útil da central é de 35 anos.

O Parque Solar encontra-se em fase de construção e tem como objetivo a venda da totalidade da energia elétrica produzida à rede pública. A fase de construção está prevista durar cerca de 16 meses. O projeto esteve em consulta aberta entre 3 de maio de 2023 e 14 de junho de 2023. A consulta foi encerrada a 4 de julho de 2024. Neste momento já está concluido o estaleiro.




Localiza-se nas Freguesias de Arrouquelas e Asseiceira do Concelho de Rio Maior; Freguesia de Alguber do Concelho de Cadaval; Freguesia de Alcoentre do Concelho da Azambuja.

A distribuição da ocupação do solo é a seguinte:


O parque Solar pertencia à Lightsource BP, mas foi adquirida em janeiro de 2025 pela Exus Renewables.

 

Na continuação da Central Solar Fotovoltaica, surge agora o projeto Parque Eólico de CIBELE que nasce com o intuito de aproveitar ao máximo a capacidade de produção de energia renovável.

O Parque Eólico de Cibele agora proposto, terá uma potência total instalada de 67.500 kVA, assegurada por 15 Aerogeradores com uma potência unitária de 4.500 kVA / 4500 kW.

O projeto esteve em consulta pública entre os dias 5 e 29 de dezembro de 2025. A 27 de janeiro de 2026 a APA (Agência Portuguesa do Ambiente) deu parecer favorável mas não vinculativo de modo a se poder  avançar para os estudos de detalhe necessários pois considera-se que os conteúdos carecem de aprofundamento.


 

Só mais um detalhe…

Não confundir este projeto com o “Centrais Fotovoltaicas de Rio Maior e de Torre Bela e da linha elétrica associada – Linha de Muito Alta Tensão (LMAT)” que já se encontra em funcionamento. Este é um projeto de 200MW (150MW na CSF de Rio Maior e 50MW na CSF da Torre Bela). Apesar de uma das Centrais fotovoltaicas se chamar de Rio Maior, todos os painéis solares estão dentro da Quinta da Torre Bela que pertence à União das freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa, no concelho da Azambuja. A Linha de Muito Alta Tensão (LMAT) que tem uma extensão de 20km com chegada à Subestação de Rio Maior é que percorre várias freguesias do Concelho de Rio Maior. Esta linha vai ser usada também pelo Parque Solar CIBELE.

Sem comentários:

Enviar um comentário