Pesquisar neste blogue

sábado, 9 de novembro de 2019

Renovação Urbana em Rio Maior


A obra de Requalificação da Praça do Comércio e Zona Envolvente começou em Outubro de 2018 e tinha um prazo de execução de 120 dias.
A obra foi a concurso público no âmbito do PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) com um preço base de 382.008,07€ em que 85% deste valor foi financiado pela União Europeia.
O concurso público foi publicado em Diário da República a 8 Maio de 2018.
O projecto abrangeu renovações na Praça do Comércio (Loja do Cidadão); Praça da República (Câmara Municipal); Largo Aires de Sá (Cineteatro) e Rua Serpa Pinto (Zona Comercial).


A requalificação realizada pretendeu melhorar acessibilidades, substituição de algum mobiliário urbano, redesenho de pavimentos, melhorar a eficiência energética, dar uma modernidade aos espaços, facultar livre acesso à internet e a construção de um palco para eventos ao ar livre.

Fica aqui um resumo das intervenções 

Praça do Comércio
Esta praça viu a sua dinâmica muito alterada com a renovação efectuada.
Ficou com um ar mais moderno, viu nascer um palco para eventos ao ar livre e uma generosa escadaria. Com o fim do lago dos estudantes nasceu um monumento em sua homenagem.
As alterações efectuadas permitiram uma melhor convivência do moderno edifício da Loja do Cidadão com a zona antiga envolvente.
É muito positivo terem reaproveitado os antigos azuleijos.






Praça da República
O redesenho do pavimento com a redução da área de calçada portuguesa é uma das marcas da alteração ocorrida na praça. A estátua do Agricultor foi reposicionada e colocada em evidência (pena só não lhe terem colocado as espigas originais).





Largo Aires de Sá
O lago com a queda de água foi retirado e em em sua substituição apareceram as letras estilizadas RM (Rio Maior). Esta alteração deveu-se principalmente às infiltrações que o lago provocava e veio trazer mais ‘juventude’ e cor a este espaço.




Referências:
Antigo Chafariz da Praça do Comércio 
Homenagem aos estudantes 
Fonte de 1931 junto à Praça do Comércio 
Busto de Fernando Casimiro 
Porta Manuelina 
Janela Manuelina 
Loja do Cidadão 
Casa Senhorial 
Cineteatro 
Paços do Concelho 
Estátua do Agricultor Português 

Sem comentários:

Enviar um comentário