sexta-feira, 10 de maio de 2019

Homenagem aos Estudantes


Na renovada Praça do Comércio, a Câmara Municipal de Rio Maior decidiu homenagear os estudantes com uma estátua em Bronze representando um braço de estudante segurando a capa com as fitas assinadas a esvoaçar.



Este é um monumento bem conseguido embora anatomicamente nota-se uma dificuldade do artista em colocar o braço naquela posição. 
Esta é uma homenagem justa, ainda mais que com as obras da Praça do Comércio a Fonte dos Estudantes desapareceu. 
Esta obra foi feita pela empresa Bernardino – Fundição d’Arte, Lda sediada em Vila Nova de Gaia. 
O agradecimento de Rio Maior aos estudantes, pode ser lido na pasta :“Homenagem do Município de Rio Maior a todos os estudantes que, com a sua alegria e juventude, dão vida à nossa cidade e levam consigo, com orgulho, o nome Rio Maior, terra onde se formaram! Rio Maior 2019”. 
No lado principal da pasta aparecem os símbolos da Câmara Municipal de Rio Maior e da Escola Superior de Desporto.




As fitas estão assinadas, em bronze, com versos dos próprios estudantes: 
- “De malas e bagagem mudei-me, como tantos outros, para esta cidade que quase momentaneamente se tornou casa. Deu-me tudo, sem pedir nada em troca. Por ruas e ruelas, cantos e recantos, abraçou-me como se ali pertencesse. Envolveu-me em momentos e histórias que de tão efémeros se tornaram eternos. Finalista, mas pouco por Sara Alves” 
- “Mas chorei, por alguém; Por alguém, que não fez por merecer; Eu por ti sou capaz; De ir ao fundo e até de morrer. Bagatuna” 
- “A pequena cidade; Que vives a saudade; De querer voltar; E de capa negra traçar; Recordando as noites de luar; A saudade que cá fica serve para relembrar; Todos os dias vividos em rio maior. Sal & Tuna, 2015” 
- “São estes os melhores anos; Melhores momentos da vida; Ser da ESDRM é um orgulho; (...); Capa negra no coração, sacrifício pela Tradição. Comissão de Praxe ESDRM; DVRA PRAXIS SED PRAXIS” 
- “E o destino está traçado; Ao chegares a Rio Maior; Tens de estar preparado; Para chegares a doutor. Bagatuna, 2010.” 
- “Assim nasceu a Bagatuna; Uma história de encanto; A cidade saiu à rua; Só para vos ver passar. Bagatuna, 2003” 
- “Cantaremos noite e dia; Como divas ao luar; Alegrando corações; Para assim não chorar; Cavaquinhos e violas; Bandolins e pandeiretas; É a Sal & Tuna; Com as suas capas negras. Sal & Tuna 2006” 

A imagem seguinte é de ontem, dia  09-05-2019, na serenata do Traçar da Capa aos novos estudantes. 



Pode saber mais sobre a antiga fonte dos estudantes em: 
http://rio-maior-cidadania.blogspot.com/2010/05/chafariz-na-praca-do-comercio-em-rio.html 

Sem comentários:

Enviar um comentário