quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

“Os Municípios e a Qualidade de Vida”

“Os Municípios e a Qualidade de Vida” é um estudo realizado pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social, da Universidade da Beira Interior (UBI), cujo responsável é o Prof. Catedrático, José Pires Manso.

Estes estudos podem ser consultados na página pessoal do professor, embora o último estudo ainda lá não se encontre. 

 
No Resumo do último estudo, pode-se ler: 
“A presente investigação trata a mensuração do bem-estar ou da qualidade de vida dos municípios portugueses. Os dados utilizados na análise são referentes essencialmente ao ano de 2010, os últimos disponibilizados pelo INE. Para que isso seja possível vai-se calcular um índice de desenvolvimento económico e social que nos vai permitir depois ordenar os municípios segundo o seu nível de desenvolvimento económico e social. Esse ranking ou ordenação vai ter na sua base informação de um grande número de variáveis que para o efeito vamos agrupar sob as designações de condições económicas, sociais e materiais.
Em termos metodológicos, esta investigação utiliza duas técnicas estatísticas multivariadas, sendo elas a análise fatorial, de que resulta a criação do dito índice concelhio de desenvolvimento económico e social, e a análise de clusters que nos vai permitir ordenar os municípios por índices de desenvolvimento.
Com esta investigação, pretende-se a obtenção de resultados credíveis e lógicos, de fácil interpretação, que permitam a discussão dos níveis de qualidade de vida em sentido lato, ou antes de desenvolvimento económico e social dos 308 municípios portugueses (Continente e Ilhas Adjacentes dos Açores e da Madeira) e dar continuidade a dois outros estudos já levados a cabo no Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social (ODES) da Universidade da Beira Interior (UBI).”

 
A classificação de Rio Maior, nos três estudos efetuados, foi a seguinte:
Em 2007, dados de 2004, posição 83 entre 278 Municípios
Em 2009, dados de 2006, posição 97 entre 278 Municípios
Em 2012, dados de 2010, posição 108 entre 308 Municípios
Ou seja, os munícipes de Rio Maior estão, comparativamente, a perder Qualidade de Vida.

No último estudo (2012), a posição relativa de Rio Maior é:
1ª Posição, Lisboa, com um score de 128,635
108ª Posição, Rio Maior, com um score de 36,392
308ª Posição, Câmara dos Lobos, com um score de 14,500
Se todos os municípios tivessem igual score, este seria de 48, que corresponde aos 48 indicadores usados na avaliação.


 

Os dados estatísticos valem o que valem, mas devem de ser analisados com espírito crítico, para se poder retirar elações e consequentemente corrigir ações, com o intuito de melhorar o bem estar de todos.

As variáveis socioeconómicas consideradas relevantes para este estudo, foram:
- Condições Materiais (Equipamentos de comunicação; Equipamentos de saúde; Equipamentos culturais; Equipamentos educativos)
- Condições Sociais (Ambiente; Cultura & lazer; Educação; População; Saúde; Segurança)
- Condições Económicas (Dinamismo económico; Mercado de trabalho; Mercado de habitação; Rendimento/consumo; Turismo).

Sem comentários:

Enviar um comentário