As Salinas de Rio Maior e os seus presépios de sal estão à sua espera
Este Blogue pretende ser um Fórum aberto a todos de modo a criar um espaço comunitário para mostrar o que a nossa terra tem de melhor, mostrar o que está menos bem e ser um ponto de discussão sobre assuntos relacionados com o Concelho de Rio Maior. O único interesse deste espaço é dar uma nova voz positiva a Rio Maior e aos Riomaiorenses não havendo nenhuma motivação ideológica, política ou bairrista.
quinta-feira, 16 de dezembro de 2021
segunda-feira, 13 de dezembro de 2021
Em 1938 estava prevista uma fábrica de adubos para Rio Maior
Segundo o documento “World Trade Notes of Chemical and Allied Products” do Departamento do Comércio dos Estados Unidos, reportam a intenção de uma empresa francesa de construir uma fábrica de adubos em Rio Maior.
“Proposta de uma fábrica de Nitrogénio em Portugal – Interesses financeiros franceses estão a considerar construir uma fábrica de sulfato de amónia em Portugal. A fábrica irá laborar segundo o processo Casale e terá uma capacidade de produção anual de 30.000 toneladas de sulfato de amónia. O local escolhido é Rio Maior, Santarém e os produtos propostos são amónia sintética, ácido nítrico, ácido sulfúrico, sulfato de amónia e outos fertilizantes. O carvão para a laboração virá das minas que se situam perto de Rio maior.
(Consulado Geral Americano, Lisboa)”.
Em 1949 existe uma grande expectativa em torno do aproveitamento industrial das lignites. Prosseguem os estudos para instalação de fábrica de adubos químicos, com sondagens em terrenos a sul da vila de Rio Maior, entre o sítio das Bastidas e a Quinta dos Sobreiros.
Esta fábrica também nunca veio a ser construída.
A fábrica de adubos poderia ter trazido alguma dinâmica no tecido empresarial de Rio Maior e teria permitido a que a Mina do Espadanal funcionasse por mais uns tempos, mas também teria trazido problemas ecológicos para toda a região.
domingo, 5 de dezembro de 2021
Mega Presépio em Arruda dos Pisões
sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
Área de Serviço de Autocaravanas (ASA) de Chãos – Alcobertas
Em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, esta Área de Serviço oferece serviço de estacionamento e pernoita para 5 autocaravanas, bem como serviço de abastecimento de água e energia, cargas e descargas e limpeza. Encontra-se num sítio calmo e aprazível, dispondo de parque de merendas. Na zona tem acesso a 4 percursos pedestres e a um largo conjunto de atividades de cultura e lazer. Na envolvente existe ainda um restaurante panorâmico, um restaurante típico e uma mercearia.
Esta é uma inauguração importante para o turismo de Alcobertas e de Rio Maior, pois os adeptos do autocaravanismo é um nicho turístico em expansão.
Contactos:
Site: https://outdoor-routes.pt/service-areas/asa-de-chaos-alcobertas/
Telefone: +351 243 991 121
Mapa: https://goo.gl/maps/KMYdPQeRGCFjD3bu7
Coordenadas: 39°25'05.4"N 8°55'13.0"W
Características da ASA:
Área:500 m2
Lotação:5 uni.
Horário de Funcionamento:24 horas
RNET:7/ASA
Serviços e equipamentos disponibilizados:
Receção automática com cancela e vedação
Escoamento de águas residuais
Despejo de resíduos sólidos urbanos
Despejo de cassetes sanitárias
Fornecimento de água potável
Abastecimento de energia elétrica
Área de limpeza de autocaravanas
Café e restaurante
Parque com mesas e bancos
A 13 de Maio de 2021 foi lançada a primeira pedra da Área de Serviço de Autocaravanas de Chãos. A esta iniciativa estiveram presentes entre outros o Presidente da CCDR Alentejo, António Silva, o Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Luís Dias e o Presidente da Junta de Freguesia de Alcobertas, Paulo Dias.
Já na inauguração, a 6 de Novembro de 2021, estiveram presentes os Presidentes da Câmara Municipal de Rio Maior e da Junta de Freguesia de Alcobertas, bem como Libério Moreira, representante da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo. Esta inauguração coincidiu com 185º aniversário da elevação de Rio Maior a Concelho. Na inauguração o espaço levou a bênção pelo pároco da Freguesia, Sérgio Santos.
Descobrir Portugal em autocaravana é conhecer todo o território com mais liberdade, ao seu ritmo e de forma segura. Para viver o Autocaravanismo de forma correta é importante que se cumpra todas as regras. É nomeadamente preciso ter atenção em não estacionar ou pernoitar em espaços ilegais. As Áreas de Serviço dispõem de infraestruturas e serviços que dão todo o apoio durante a sua estadia.
Existem 3 tipos de gestão destes espaços: Municipal; Parque de Campismo; Particular
O distrito de Santarém já possui várias Áreas de Serviço para Autocaravanas (ASAs). São 16 no total que se distribuem pelos Concelhos: Abrantes (2x); Benavente; Cartaxo (2x); Constância; Coruche; Entroncamento; Ferreira do Zêzere; Golegã; Mação; Salvaterra de Magos (2x); Tomar; Vila Nova da Barquinha e agora também em Rio Maior.
quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
Baloiço Montanelas em Alcobertas
Para além da extensa e bonita vista, este baloiço tem uma particularidade, é duplo e um dos assentos é a estrutura de uma antiga motorizada.
A motorizada era uma Peugeot 103 de 49cc, provavelmente construída na década de 70 do século passado.
A iniciativa do baloiço partiu do clube motard local, o Clube Montanelas de Casais Monizes.
A localização do baloiço é excelente com uma vista que permite observar a Serra de Montejunto e nos dias de boa visibilidade até a Serra da Arrábida se consegue avistar. Fica na estrada que liga Casais Monizes a Alcobertas, rua do Bairro Social (39°26'17.9"N 8°53'28.3"W), perto do posto de vigia. O baloiço foi inaugurado no início de Outubro de 2021.
terça-feira, 30 de novembro de 2021
quinta-feira, 28 de outubro de 2021
Anúncio de 22 de Novembro de 1833 sobre o serviço de mala-posta que passava em Rio Maior
Serviço postal em Rio Maior.
O serviço de mala-posta (transporte de correio e passageiros) em Rio Maior teve o seu início em 1737.
Houve sempre alguma dificuldade em manter o
serviço regular pois era uma atividade dispendiosa.
O anúncio seguinte é de 22 de Novembro de 1833
para procurar interessados em manter o referido serviço em funcionamento.
Pode saber mais sobre a mala-posta em Rio maior
em:
https://rio-maior-cidadania.blogspot.com/2010/02/casa-da-muda-em-rio-maior-mala-posta.html
domingo, 22 de agosto de 2021
A freguesia de Alguber já pertenceu ao Concelho de Rio Maior.
A 26 de Setembro de 1895, com a extinção do concelho do Cadaval, a freguesia de Alguber foi incluída no concelho de Rio Maior. Durou pouco tempo pois retornou ao concelho de Cadaval assim que este foi restaurado, a 13 de Janeiro de 1898.
-
Moca é um cacete com uma maça na extremidade que serve de arma. A conhecida Moca de Rio Maior é uma moca de madeira torneada com taxas crava...
-
Numa das entradas mais movimentadas de Rio Maior, a de Asseiceira, pode-se encontrar o desagradável e triste espetáculo da prostitu...
-
Hoje este artigo é dedicado a um património gastronómico da nossa região. Claro que me refiro ao Pão de Ló de Rio Maior que se distingue d...






















