No dia 10 de Novembro
de 2015 começaram as obras substituição da ponte metálica sobre a ribeira da
Freiria, localizada na EN114-2 em Rio Maior.
Esta obra teve como
objectivo a substituição da ponte metálica por outra em betão e a construção
dos respectivos acessos marginais à nova travessia, adequando o traçado da
EN114-2 numa extensão de cerca de 300 metros. Com a obra solucionou-se as
restrições à circulação existentes na altura, beneficiando a segurança
rodoviária mas também das condições de mobilidade e acessibilidade das pessoas
e empresas da região.
Os trabalhos foram
divididos por duas fases. Numa primeira fase foi realizada a construção da
ponte sobre a ribeira de Freiria e respectivos acessos. Na segunda fase e já
após a abertura ao tráfego desta nova travessia, deu-se início à obra de
desmantelamento da ponte metálica.
A nova Ponte sobre a
ribeira da Freiria tem uma extensão de 50 metros, possuindo 2 vãos de 25 metros
cada, com apoio central no leito da ribeira. A largura total é de 14,1 metros,
com faixa de rodagem de 10 metros e passeios de 1,5 metros de largura útil.
Esta obra representou um investimento superior a 640 mil euros e teve um prazo
de execução de 270 dias.
Em Novembro de 2016 já
as obras estavam terminadas.
Esta obra era
necessária e seguiu o mesmo plano que foi realizado em 2010 para a obra na
ponte do Barbancho. O artigo pode ser consultado em:
Pena é ambas as pontes
metálicas terem sido destruídas.
Neste caso é uma ponte
histórica de 1876 que simplesmente se destruiu.
Pode saber mais sobre
esta ponte em:
Mt bom esse texto. Tb tenho alguns textos vídeos que talvez te interesse ou aos seus leitores:
ResponderEliminarCorreia transportadora, Fabricação de estruturas metálicas, Pontes metálicas, Pontes rolantes, Pivô central, Correia transportadora. Obrigado. Grd abço!