Capela de Nossa Senhora da Escusa em Casais da Atágueda (São João da Ribeira).
Esta capela também é conhecida como Capela de Nossa Senhora das Virtudes.
O local em que se encontra a capela é de uma grande beleza devido à paisagem que daí se avista, mas a capela já nada tem da original, mandada construir por Nuno Álvares Pereia.
A última obra de reconstrução teve início em 22 de Agosto de 1987 e foi inaugurada a 8 de Setembro de 1989.
O exterior desta capela que perdeu as suas características medievais, tem o exterior caido de branco com um alpendre em cujo telhado se encontra uma cruz de braços trifólios. O interior é formado por uma nave única rectangular cujo altar-mor é uma mesa de pedra e possui dois altares colaterais sem elementos decorativos.
A imagem de Nossa Senhora da Escusa/Monte/Graça/Virtudes está colocada num dos altares colaterais.
A Nossa Senhora está coroada, tem um lenço branco a cobrir os cabelos e uma capa vermelha e azul a cobrir as vestes. A mão direita está virada para baixo e a segurar um ramo de flores. A mão esquerda segura o Menino Jesus que está a olhar para cima, vestido de vermelho e a segurar uma pomba entre as mãos.
Todos os anos realiza-se uma romaria em honra da Senhora da Escusa no dia 8 de Setembro.
De acordo com a tradição, neste local, apareceu a imagem de Nossa Senhora e que, apesar das tentativas de a colocarem na Igreja Paroquial de São João da
Ribeira, “os Anjos a havião levado, & collocado no mefmo lugar, em que fe havia manifeftado”. Para se proteger a imagem “fe mandou fazer outra Imagem da eftatura, & proporção
de huma mulher, & a materia della he barro, & dentro defta Imagem recolhèrão a antigua. O que fe
affirma commumente he, que lha meterão no peito: mas eftá em forma que de não pode ver”
Nuno Álvares Pereira nasceu a 24 de Junho de 1360 no Paço do Bonjardim (Sertã) ou na Flor da Rosa (Crato/Portalegre) e veio a falecer a 1 de Novembro de 1431 no Convento do Carmo em Lisboa. Nuno Álvares foi um nobre e guerreiro português que desempenhou um papel fundamental na crise da independência de Castela entre 1383 e 1385. Apesar de se ter casado aos 16 anos por imposição de seu pai, estava decidido a manter-se virgem, sendo profundamente religioso. Apesar de ter optado pela virgindade, deste casamento teve dois filhos e uma filha de nome Beatriz que foi a única a chegar à idade adulta. As alturas mais conhecidas da sua vida são a da vitória na batalha dos Atoleiros (06-04-1384) , a vitória na batalha de Aljubarrota (14-08-1385) e a vitória na batalha de Valverde (15-10-1385).
Nuno Álvares Pereira recebeu também os títulos de Condestável, Mordomo-mor da Corte, 2º Conde de Arroiolos, 7º Conde de Barcelos e 3º Conde de Ourém.
A 26 de Abril de 2009 tornou-se São Nuno de Santa Maria ao ser canonizado pelo Papa Bento XVI.
Não é Capela Nossa Senhora Da Escusa, É: Capela Nossa Senhora Das Virtudes.
ResponderEliminarTal como o nome da estrada que lhe dá acesso.
Capela situada na povoação de: Casais Da Atágueda.
(Agradecemos a correção do nome da capela bem como o nome da Santa: Nossa Senhora Das Virtudes
Obrigado pela atenção
Capela Nossa Senhora Das Virtudes, ( este é o nome correto) e está situada/ localidade: Casais da Atágueda.
ResponderEliminarTambém não me parece de acordo com "os livros" a informação de que Nuno Álvares Pereira se tenha mantido virgem embora casado desde os 16 anos. É históricamente aceite que a Casa de Bragança foi iniciada com o casamento de um filho ilegítimo do rei D. João I com a filha do seu Condestável do reino, Nuno Álvares Pereira.
ResponderEliminarEstá Capela tem como Padroeira: Nossa Senhora das Virtudes.
ResponderEliminar(Escusa ESTÁ ERRADO)
Solicita-se correção imediato.
O Nome da capela é: "Capela Nossa Senhora das Virtudes"
ResponderEliminaro Sitio onde está localizada é conhecido por "Escusa" na Localidade de Casais da Atágueda, Freguesia de São João da Ribeira, Concelho de Rio Maior.
Sim esse é o nome correto ." Capela Nossa Senhora das Virtudes"
ResponderEliminar