Pesquisar neste blogue

sábado, 17 de setembro de 2011

Formas de sal nas Salinas de Rio Maior

O sal é essencial à vida, embora em excesso possa ser um perigo.
O sal é importante para o bom funcionamento do organismo, melhorando a contracção muscular, a transmissão de impulsos nervosos e contribuí para um bom ritmo cardíaco. No entanto em excesso pode ser o responsável por várias doenças graves como a hipertensão.

No entanto o sal não é todo igual .
Vários factores contribuem para esta diversificação, começando pelo método de produção.
O sal tradicional, produzido nos talhos ao ar livre tem uma natureza complexa, enquanto o sal processado industrialmente vê quase todos os seus compostos serem removidos, com excepção do cloreto de sódio. O sal tradicional tem um sabor forte e ao contrário do industrial, não é áspero.
O sal produzido nas salinas de Rio Maior é produzido segundo o método tradicional.

Pode saber mais sobre as salinas de Rio Maior em:
Cooperativa Agrícola dos Produtores de Sal de Rio Maior
Salinas de Rio Maior
Recriação Etnográfica e Histórica

Sal normal recolhido nos talhos segundo processo tradicional
Flor de Sal


A Flor de Sal (ou coalho de sal) é o sal que se forma à superfície dos talhos, flutuando sem se depositar no fundo. Este sal é recolhido diariamente, sendo depositado em ‘caixas’ com fundo de rede fina para escorrer e secar. A flor de Sal é branca, húmida e cristalina, formando delgadíssimas palhetas que se desagregam com muita facilidade por pressão entre os dedos.
A Flor do Sal é um ingrediente comum na alta gastronomia, utilizada pelos chefes de cozinha, devido ao seu sabor especial e à sua maior riqueza em oligoelementos e micronutrientes.
O uso deste sal muito fino na fase final da confecção de uma refeição, realça o sabor e cheiro natural dos alimentos, permitindo ainda utilizar menos sal.

Sal Grosso
 
O Sal em cristais grossos é ideal para usar no banho de água quente. Não se deve dissolver logo o sal no banho, devendo-se deixar o sal ainda por dissolver no fundo da banheira.
Um banho de imersão tomado com sal é um excelente meio para combater o stress e aliviar tensões, já que tem efeitos sobre os músculos e sistema nervoso.
O sódio ajuda na eliminação das toxinas do organismo e funciona como um relaxante muscular, logo benéfico para quem sofra de artrite. O sulfato de magnésio é absorvido pela pele, funcionando como um anti-inflamatório.

Sal em Flocos

Este tipo de sal também é recolhido nas salinas de Rio Maior, mas é raro, pois para se formar é necessário a água atingir temperaturas de 30ºC.
Este sal pode ainda vir a dar muito que falar, pois é o tipo de sal favorito dos chefes de alta cozinha. É considerado melhor do que a Flor de Sal.
Um sal famoso deste tipo é o Inglês ‘Maldon Sea Salt’.

Sem comentários:

Enviar um comentário