sexta-feira, 23 de abril de 2021

Ligação ferroviária em Rio Maior, 1874


O caminho de ferro sempre foi muito desejado em Rio Maior.

Chegou a existir em Rio Maior um ramal, mas de carga, devido à Mina do Espadanal.

Pode saber mais sobre esta linha em: 

https://rio-maior-cidadania.blogspot.com/2011/08/antiga-linha-de-caminho-de-ferro-em-rio.html 

 

No entanto este artigo é sobre um pedido de licença de construção e exploração de um caminho de ferro para mercadorias e passageiros que ligaria a Ponte de Sant’Ana no Cartaxo e o Porto de S. Martinho.

Esta ligação ferroviária estava prevista com paragens na Vila do Cartaxo, Rio Maior, Óbidos e Caldas da Rainha.

O pedido foi autorizado em 26 de fevereiro de 1874.

As condições de autorização estão nas imagens seguintes:



Claro que esta obra nunca foi concretizada.

Curioso é o pedido da licença ter sido feito por Luíz Augusto Palmeirim (imagem no topo deste artigo).

 

Luíz Augusto Palmeirim

Poeta pertencente à geração ultrarromântica, de nome completo Luís Augusto Xavier Palmeirim, nascido a 9 de agosto de 1825, em Lisboa, e falecido a 4 de dezembro de 1893, na mesma cidade.

Também foi deputado, jornalista, dramaturgo, crítico e tradutor. Proveniente de uma família de militares de alta patente, frequentou o Colégio Militar e tomou parte na rebelião da Maria da Fonte, entre 1846 e 1847, ao serviço da Junta do Porto, contra a ditadura de Costa Cabral.

Foi censor do Teatro D. Maria II desde 1853 e diretor do Conservatório de Lisboa desde 1878 até à sua morte, para além de membro da Academia Real das Ciências e da Sociedade Escolástico-Filomática.

Era conhecido como o mais popular dos nossos poetas.

Sem comentários:

Enviar um comentário