quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Colégio Luis de Camões em Rio Maior

O Colégio Luis de Camões já foi uma referência na educação privada em Rio Maior, mas fechou portas após o ano letivo de 2006/2007. 


Em 1957 é fundado o Colégio Luis de Camões com o objetivo de ser um liceu. Foi criado pelo Dr. Augusto Pedro Branco que após muito trabalho e dedicação conseguiu ter um edifício dedicado ao ensino na zona da Freiria. Atualmente fica situado entre a Avenida dos Combatentes e a Rua Alberto São Goucha.

O Dr. Augusto Branco foi professor na Escola Comercial de Rio Maior, exerceu a função de chefe de secretaria do Município de Rio Maior e colaborou com o Jornal de Rio Maior. Atualmente existe uma rua perto da Biblioteca Municipal de Rio Maior à qual foi dado o nome do criador do colégio. 


Durante a sua existência de meio século, o colégio chegou a ter alunos em regime de internato.

Nos últimos anos ministrava-se neste colégio o ensino pré-escolar, básico e secundário. Tinha uma capacidade para 400 alunos. 

Desde meados dos anos 1990, houve um grande investimento no pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Havia atividades como a ginástica, o ballet e a patinagem. De referir que desde 1996 que o ensino do inglês era obrigatório neste estabelecimento para as crianças a partir dos 4 anos de idade.

Em 2006 representantes do Colégio participaram na elaboração da Carta Educativa do Município de Rio Maior. 

Em Março de 2007 é constituída a empresa “C.L.C. – Colégio Luís de Camões, Unipessoal Lda” para gerir o colégio e em outubro do mesmo ano dá-se a sua Dissolução e Liquidação.

O lote em que se encontra o colégio possui uma área bruta de 6384m2 e possui um edifício com uma área bruta de construção de 1385m2. O edifício é composto por 4 corpos, sendo que dois deles são de 3 pisos e dois de rés-do-chão. 

 

O Colégio Luis de Camões está atualmente à venda por quase 1 milhão de euros. Quando em 2011 começaram a tentar vender o imóvel era pedido quase o dobro do valor pedido atualmente.


Fizeram-me chegar fotografias do interior do edifício e como pode ter interesse principalmente para os ex-alunos recordarem os espaços onde passaram muitas horas da sua juventude, mostro-as de seguida.

----------------------------------------------------------

Após reclamação de apresentação de fotografias obtidas sem a autorização dos atuais proprietários, decidi retirar as mesmas deste blog. Este blog foi criado para partilhar informação sobre Rio Maior e não tem o interesse de criar problemas a ninguém.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário