quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

1º Encontro Internacional de Escultura em Pedra

O Município de Rio Maior organizou o 1º Encontro Internacional de Escultura em Pedra.


No Jardim Municipal, do dia 1 ao dia 15 de Dezembro deste ano realizou-se este evento inserido no programa “Natal na Cidade”. 
Este 1º encontro de escultura contou com a presença de 3 escultores consagrados: Thierry Ferreira; Tiago Margaça e Liu Yang. 

A iniciativa pretendeu divulgar a arte da escultura em pedra, envolver a comunidade no espírito Natalício, atrair visitantes e dinamizar o comércio local. 
O evento contou com o patrocínio da empresa Farlightstone sediada em Rio Maior e especializada na extração de pedra natural. 



Sobre os escultores (da direita para a esquerda na foto): 
- Thierry Ferreira (de Portugal) 
Nasceu em França. Vive e trabalha em Alcobaça. Concluiu em 2016 o mestrado em Artes Plásticas na Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha. A sua obra está representada em diversas coleções públicas e privadas em Portugal e no estrangeiro. Já tem no seu curriculum vários prémios. 
https://www.thierryferreira.com

- Tiago Margaça (de Portugal)
Natural de Aveiro mas residiu durante os últimos nove anos em Berlim, Alemanha. Procura explorar diversas formas de expressão artística como a escultura, a pintura, o vídeo e mesmo a música (é instrumentista e compositor). Vencedor de vários prémios, entre os quais o Prémio de Pintura Ariane de Rothschild, em 2007.

- Liu Yang (da China)
Artista multifacetado. Escultor; Diretor de televisão; Anfitrião de Talk Show’s; Autor Best-selling; Secretário Geral da ISSA (International Sculpture Symposium Alliance); Bachelor’s degree in food science and economic management. 

Este ano nem sempre as condições meteorológicas ajudaram no processo de criação das obras. Mas mesmo assim e aos poucos as peças foram ganhando forma.


As esculturas foram apresentadas no dia 15 de Dezembro, numa cerimónia que contou com a presença dos escultores, do Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, da vereadora da cultura, Leonor Fragoso, e de Sandra Farto, da empresa Farlightstone.
As obras vão ficar patentes ao público no Jardim Municipal, até final do ano, estando no entanto já pensada uma nova localização em outros pontos da cidade para as acolher de forma definitiva. 

Autor: Thierry Ferreira; Título “Galho”; Dimensões 160x140x70cm; Rocha Creme de Fátima

Autor: Tiago Margaça; Título “Florescer”; Dimensões 120x120x120cm; Rocha Creme de Fátima 

Autor: Liu Yang; Título “Rio Maior River”; Dimensões 200x80x200cm; Rocha Creme de Fátima

Excelente iniciativa que no entanto deveria de ter contado com a presença do escultor Riomaiorense, Ricardo Tomás.

Sem comentários:

Enviar um comentário