A Imprensa Escrita em Rio Maior
Está patente ao público na Biblioteca Municipal de Rio Maior até ao próximo dia 10 de Junho a exposição intitulada ‘Imprensa escrita em Rio Maior’.
Trata-se de um trabalho executado pelos alunos do 12º E da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, no âmbito da disciplina de ‘Área de Projecto’.
Na exposição que foi inaugurada no passado dia 6 de Maio, pode-se observar grande parte dos jornais publicados em Rio Maior.
Este tipo de trabalho é um grande contributo para a cidadania, pois ao se conhecer melhor o passado, podemos amar melhor o presente e planear com consciência o futuro.
Por exemplo na capa de:
‘Recorte’ de 8 Janeiro 1955, artigo ‘A Terra está a aquecer’
‘O Riomaiorense’ de 27 Agosto de 1963 artigo ‘O dia maior da Pátria’ – Portugal como povo africano.
‘Jornal do Oeste’ de 3 Agosto de 1970, artigo ‘Falecimento de A. Oliveira Salazar’
‘Vida Social’ do Verão quente de 1975, artigo ‘Reforma agrária’
‘A Voz do Oeste’ de 13 Outubro de 1981, artigo ‘A Central Térmica em debate’
‘O Zé’ de 1980, artigo ‘O País ingovernável’
‘Gazeta Riomaiorense’ de 12 Março de 1987, artigo ‘História e situação de Rio Maior’
‘Região de Rio Maior’ de 2 Julho de 1993, artigo ‘I Centenário da Imprensa em Rio Maior’
Na exposição também estão patentes vários exemplos de jornais locais, como ‘O Moinho’ de Chãos, ou ‘O Alcobertense’ de Alcobertas. Ambas as publicações de 1988
O jornal ‘O Riomaiorense’ foi a primeira publicação periódica do Concelho e a sua primeira edição surgiu em 1893.
O jornal ‘Região de Rio Maior’ foi fundado a 5 de Outubro de 1988 continuando com o legado da informação periódica em Rio Maior.
O ‘Região de Rio Maior’ tem uma tiragem semanal que se tem realizado ininterruptamente desde a sua 1ª edição. Assume-se em termos editoriais como defensor da democracia e dos valores dos direitos humanos. É um órgão de comunicação social regional, livre e independente. O verde e o branco adoptados para o logótipo do jornal são em homenagem às cores da bandeira do Município de Rio Maior.
Sem comentários:
Enviar um comentário