Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Paineis Pintados da Casa Senhorial.



A casa senhorial, uma construção do século XVII que sofreu várias modificações, chega ao final do século XX, como uma casa de uma família rural abastada em que o piso térreo servia de cavalariça e de guarda das alfaias agrícolas e o primeiro piso como residência familiar.
A casa sofre obras de restauro após doação de João Afonso Calado da Maia, ocorrendo a sua inauguração em 2002.
Antes das obras a casa tinha no seu primeiro piso os tetos forrados com caixotões de madeira pintada ainda em razoável estado de conservação. Com as obras de reabilitação, os painéis foram removidos, mas como se alterou a volumetria dos espaços interiores, já não houve a possibilidade destes bonitos painéis regressarem ao seu local original, ficando depositados num espaço camarário na antiga fábrica de briquetes (mina do Espadanal).
Felizmente e aproveitando um projeto, alguns dos painéis puderam ser restaurados e devolvidos às suas origens. Infelizmente muitos outros se perderam.




Mas serve este artigo para lembrar a todos os interessados que os painéis recuperados merecem só por si uma visita a este bonito e agradável espaço.

Pode saber mais sobre a casa senhorial, em:
Pode saber mais sobre a exposição permanente sobre a Villa Romana, em:

Sem comentários:

Enviar um comentário