quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Eiras na Serra dos Candeeiros

Eira (do latim área ou pedaço de terra) é um espaço plano com o chão duro onde os cereais eram secos, malhados e depois peneirados para se separar a palha e outros detritos dos grãos de cereais.


 
Na serra dos candeeiros pode-se encontrar eiras com a forma circular, mas também rectangulares, delimitadas por pequenos muros, apenas com uma abertura para permitir a entrada e saída. O piso é geralmente coberto de argamassa ou com lajes, mas também existem eiras com o piso em terra batida mas que precisavam de ser tratadas antes de utilizadas. Então nas eiras de terra batida, o piso era raspado e limpo, depois regado e alisado para logo de seguida se espalhar palha miúda que ao ser batida com a enxada rasa formava uma superfície bastante dura.
A imagem seguinte pertence ao arquivo do PNSAC.


A eira não era só lugar de trabalho, mas também se transformava num local de festa. As pessoas da aldeia ao se juntarem na eira permitiam uma certa descontracção e conversas animadas. Era também um local em que se cantava, dançava e claro namorava.
Estas eiras ainda existem, dispersas pelas zonas rurais, mas podem ser melhor observadas nas zonas serranas como na aldeia de Chãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário