quinta-feira, 14 de setembro de 2023

O Recanto Eugénia Lima






No Alto da Serra em Rio Maior, mais exatamente no pátio do Restaurante Fortaleza, existe o Recanto Eugénia Lima.
Neste espaço está reunido e exposto muito do espólio, memórias e som de Eugénia Lima. Na inauguração, a 29 de Junho de 2013, estiveram presentes muitos amigos dos quais pode-se referir a fundadora, Eugénia De Jesus Lima, o patrono, D. Duarte Pio de Bragança,o representante da Paróquia de Rio Maior, Pe. Diogo Morgado, o locutor de rádio e apresentador de televisão, Júlio Isidro e a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais. O Espaço Museulógico foi remodelado e reaberto a 29 de Março de 2015.
Eugénia Lima é considerada por muitos como a melhor acordeonista portuguesa de sempre. Eugénia para além de acordeonista também compunha, é autora de mais de 200 temas para acordeão e tem uma discografia que ultrapassa as 50 gravações. Nasceu a 29 de março de 1926 em Castelo Branco e ainda não tinha 10 anos quando se estreou no Teatro de Variedades e a 21 de Novembro de 1935 fez a sua primeira aparição na Rádio. Em 1943 gravou o seu primeiro disco e em 1947 tem a sua primeira digressão internacional com vários recitais em França. Ainda em 1947 venceu o concurso de acordeonista da Emissora Nacional  e em 1956 funda a Orquestra Típica Albicastrense.
Com 55 anos desloca-se para Paris e conseguiu obter o diploma do Curso Superior de Acordeão na categoria de Professora pelo Conservatório de Acordeão de Paris.
Ao longo da carreira somou vários prémios e condecorações, designadamente o Óscar da Imprensa, em 1962, o grau de Dama da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, em 1980, em 1986, foi condecorada pelo Ministério da Cultura com a medalha de Mérito Cultural e o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em 1995.
Da sua vasta obra destacam-se temas  como “Minha Vida”, “Picadinho da Beira” ou “Fadinho de Silvares”.
A acordeonista escolheu morar em Rio Maior a partir de 1971. Desde que se mudou para Rio Maior que Eugénia Lima tem apoiado várias associações e coletividades. Em 2001 faz-se a primeira edição da Gala de Acordeão Eugénia Lima em Rio Maior. Em 2011 é atribuído o seu nome a um pequeno jardim que fica perto de sua casa na Avenida Paulo VI. Em 2013 é inaugurado o espaço “O Recanto Eugénia Lima”.
Eugénia Lima faleceu em Rio Maior, a 4 de Abril de 2014. Os seus restos mortais encontram-se no cemitério de Rio Maior. Pouco antes de falecer, doou o seu acordeão preferido, que foi afinado por seu pai, a Nossa Senhora de Fátima, por ter recuperado de um problema de audição. Este acordeão está exposto no museu de Fátima.






Pode saber mais sobre a rainha do acordeão no seguinte artigo referente à XVI Gala de Acordeão Eugénia Lima:
Cidadania RM - Rio Maior: XVI Gala de Acordeão Eugénia Lima (rio-maior-cidadania.blogspot.com)

Este vídeo foi retirado da Internet e mostra a inauguração de "O Recanto Eugénia Lima"



Sem comentários:

Enviar um comentário