terça-feira, 27 de julho de 2021

Villa Romana de Rio Maior

 

O novo espaço da Villa Romana de Rio Maior, foi inaugurado no passado dia 26 de Junho de 2021. 

A inauguração contou com uma vasta comitiva, da qual se salienta Filipe Santana Dias, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior e António Ceia da Silva, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo).

 

Inserida na malha urbana da cidade de Rio Maior, trata-se de uma obra composta por 2 edifícios de linhas contemporâneas em estrutura/cobertura metálicas e revestimentos em aço corten, destinada a proteger a antiga Villa Romana de Rio Maior datável do século III / IV, que foi descoberta em 1983 e cujas escavações arqueológicas iniciaram-se em 1995. A obra possui ainda um passadiço metálico que permite fazer a visita 360º sobre a Villa Romana.

A construção dos edifícios que servem de proteção e apoio à Villa Romana foi realizada pela empresa Construbel – Engenharia, Lda. 

O projeto é do gabinete de arquitetura BeAbstract representado pelo arquiteto Pedro Mendonça.



No dia 10 de Janeiro de 2014 a Villa Romana de Rio Maior foi classificada como sítio de interesse público que fixou ainda uma zona de proteção em redor deste património.

A Villa Romana está inventariado no Património Arquitetónico Nacional com o número IPA.00027108 (Número IPA Antigo: PT031414080038). 

http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=27108 

No dia 17 de Junho de 2016, a Câmara Municipal de Rio Maior apresentou os projetos de requalificação e valorização da Villa Romana e da requalificação da Frente Ribeirinha do Rio Maior.

Estes projetos implicam um investimento orçado em mais de 2 milhões de euros. 

 

Agora, a espera valeu a pena e temos um equipamento que mostra os vestígios encontrados da Villa Romana com a dignidade que estes devem ter. Nota-se um cuidado nos detalhes e na preservação da Villa Romana. Estão de parabéns todos os envolvidos.

Podem todos visitar a Villa Romana, pois as proteções contra a possível contaminação por Covid estão implementadas e na receção são todos muito simpáticos. Neste momento a entrada é gratuita e para além da Villa Romana, existe uma pequena exposição com algumas das peças encontradas e no final ainda existe um breve filme onde é feito o enquadramento do espólio encontrado. O acesso a deficientes motores também é facilitado. 

 

Ficam de seguida algumas fotos da Villa Romana.

Pretendo com estas fotos mostrar alguns dos pontos da Villa Romana e não a sua totalidade, para que sejam mais um incentivo para uma visita a este espaço museológico.























Estas duas próximas fotografias aéreas foram tiradas do site da Construbel – Engenharia, Lda


Pode percorrer o espaço da Villa Romana no Google Maps, apesar das imagens ainda serem numa fase de construção. 

https://www.google.com/maps/@39.3327503,-8.9393746,3a,82.2y,24.84h,86.87t/data=!3m7!1e1!3m5!1sAF1QipPxqZSatcDZwowh2pcmmbhi3PpC5TEdLpUafkFJ!2e10!3e12!7i5376!8i2688 

Conseguem ter uma visão aérea sobre a Villa Romana, neste vídeo: 

https://www.youtube.com/watch?v=wvrZ800M3uY 

 

Pode saber mais sobre a Villa Romana de Rio Maior em: 

https://rio-maior-cidadania.blogspot.com/2009/12/villa-romana-de-rio-maior.html

Sem comentários:

Enviar um comentário