sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Pão de Ló de Rio Maior


Hoje este artigo é dedicado a um património gastronómico da nossa região. Claro que me refiro ao Pão de Ló de Rio Maior que se distingue do pão de ló tradicional que é alto e seco, sendo este baixo e húmido.
Segundo consta, é a Alice Sequeira que devemos a receita deste doce, pois conseguiu criar um pão de ló diferente dos restantes devido a usar uma temperatura do forno e um tempo de cozedura diferente do que era costume.
O incrível é que este doce leva apenas 3 ingredientes: Ovos, açúcar e farinha de trigo.



Não querendo desvendar todos os segredos do fabrico deste doce, pois não os sei, fica de seguida uma receita que lhe permitirá fazer um pão de ló húmido muito bom.
.
Pão de ló de Rio Maior.
Ingredientes:
- 4 ovos inteiros + 8 gemas
- 150g de açúcar
- 75g de farinha
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 220-230ºC.
Colocar os 4 ovos inteiros numa taça e bater energicamente entre 5 a 10 minutos, até ficar com uma coloração esbranquiçada e bem fofo.
Para melhores resultados, deve-se usar uma batedeira eléctrica.
Acrescentar pouco a pouco as gemas previamente desfeitas batendo sempre durante mais uns outros 5 ou 10 minutos.
Envolver a farinha peneirada que vai sendo polvilhada sem bater, usando a batedeira na velocidade mínima e apenas durante alguns segundos.
Forrar uma forma que se permita abrir (pois o bolo no final não se pode virar) com papel vegetal untado de manteiga e farinha.
Verter a massa para a forma e deixar cozer durante 7 minutos.
Caso note que durante o tempo de cozedura o forno está a assar mais de um dos lados, aos 4 minutos rodar a forma 180º.
Resista á tentação de deixar o bolo mais tempo dentro do forno, pois basta deixar a mais 1 ou 2 minutos e o pão de ló vai ficar seco. Pelo menos durante a primeira tentativa, siga o tempo á risca.
Retirar a forma do forno e deixar arrefecer.
Quando o pão de ló já estiver bem frio retirar-lo da forma com o papel vegetal. Com o conjunto já fora da forma separar o bolo do papel passando uma espátula metálica e comprida por baixo deste.
Vai ver que o pão de ló lhe vai saber melhor se conseguir resistir a o comer durante as primeiras horas, pois este vai abatendo formando as rugas e a espuma de ovos vai dando origem a uma calda deliciosa.
Bom apetite.

1 comentário:

  1. boa tarde hoje no programa da sic estavam a promover o vosso pao de lo eu gostaria de ter mais informações para uma possivel revenda do mesmo

    ResponderEliminar