A gruta situada no lugar de Nossa Senhora da Luz junto à estrada que liga Rio Maior a Caldas da Rainha localiza-se na vertente Este da Serra dos Candeeiros. Encontra-se abandonada sem qualquer tipo de protecção contra possível vandalismo.
A gruta é a prova que Rio Maior é habitada desde longa data pois aqui foram encontrados vários vestígios da época do Paleolítico Inferior e Superior e enterramentos desde o Paleolítico Superior até ao Calcolitico (estes enterramentos tornam esta gruta também conhecida como gruta sepulcral).
Houveram explorações ente 1935 e 1936 à gruta e posteriores campanhas até 1942. Todo o abundante espólio encontrado está depositado em Lisboa no Museu Nacional de Arqueologia.
Do vasto conjunto de artefactos encontrados, constam utensílios da indústria lítica como machados e escopros, utensílios de pedra polida como trapézios e lamelas e utensílios de pedra lascada como pontas de setas, furadores e punhais. Dos utensílios feitos com ossos foram encontrados furadores, pontas e diversos objectos de adorno. Foram também encontrados objectos conectados ao universo mágico-simbólico, como cilindros de calcário, um machado votivo e dois vasos de calcário. A cerâmica não podia faltar e foram encontrados diversos fragmentos como conjuntos decorados do Neolítico até fragmentos balizados da idade do Bronze.
A gruta rasgada em calcário do Jurássico médio merece ser protegida e preservada, pois no seu interior para além de todo o espólio que de lá foi retirado encontram-se formações rochosas muito bonitas.
Onde fica em concreto esta gruta? Qual o caminho para lá chegar?
ResponderEliminarEsta gruta fica no lugar de Nossa Senhora da Luz.
ResponderEliminarQuem circula na estrada que liga Rio Maior a Caldas da Rainha no sentido desta última, vira-se à direita logo após a Capela da Senhora da Luz.
Virando no primeiro caminho de terra que se encontra à esquerda, a gruta fica a cerca de 50 metros.
Como esta gruta se encontra sem qualquer protecção na sua entrada, quem aí se desloca deve de respeitar o lugar fazendo tudo para não danificar as formações calcárias no seu interior.
Não esquecer que cada uma das formações que aí se encontra demorou muitos anos para se formar e que não têm qualquer valor (nem valor monetário nem estético) quando fora da gruta.
ontem fui la e nao consegui dar com essa gruta , pode me especificar melhor qual a estrada de terra de que fala? como chegar mesmo la?
EliminarBoa noite e Bom ano, Américo. É possivel passar as coordenadas. Obrigado
EliminarTentei ir hoje a esta gruta, mas não consegui encontrá-la. Falaram-me duma outra perto, numa propriedade privada, e esse pude visitá-la. Parece que a entrada da gruta da Senhora da Luz se encontra actualmente obstruida.
ResponderEliminarLuíza Frazão
Boa noite e Bom ano Luiza. É possivel mandar as coordenadas desse local. Obrigado
EliminarBom dia.
ResponderEliminarHoje passei pela gruta e esta continua acessível, mas está muito tapada com silvas.
Boa tarde.
ResponderEliminarFui fazer um passeio para essa zona e não consegui encontrar a Gruta, apesar de ter procurado o melhor q pude.
Há alguma indicação precisa para a encontrar?
Muito obrigado.