sábado, 12 de novembro de 2011

Festival de Magia - Abracadabra

O II Festival de Magia ‘Abracadabra’ realiza-se em Rio Maior durante este fim-de-semana (11,12 e 13 de Novembro).
 
Este evento é uma parceria conjunta entre o Município de Rio Maior e a API (Associação Portuguesa de Ilusionismo).
Rio Maior volta-se a afirmar como a capital da magia em Portugal (pelo menos durante estes três dias), pois segundo a própria API este é o evento de magia mais categorizado do país.
Neste ano estão presentes artistas como o Brasileiro Andrély que foi finalista do programa ‘Portugal tem Talento’ e que realizou o espectáculo ‘Imagina’ na abertura do festival. Também podemos contar com as ilusões de alto nível dos premiados portugueses Tá Na Manga, com a manipulação de cartas do francês Florian Sainvet, com o mentalista premiado Fréderic da Silva ou ainda a magia do sueco Jahn Gallo, entre muitos outros ilusionistas de Portugal, França, Brasil, Espanha e Suécia.
O representante de Portugal no Congresso Mundial da FISM (Fédération Internationale des Sociétés Magiques) que no próximo ano terá lugar em Abril na cidade inglesa de Blackpool, será escolhido no ‘Abracadabra’ deste ano. Os três artistas que estão a concorrer são os Ta Na Manga, Mr. Covilhete e Frederic da Silva.

 
Na Gala de Magia ‘Imagina’ em que esteve em palco o artista Andrély a plateia estava cheia com populares, mas também com ilusionistas que vieram a Rio Maior para participar no festival. Foram uns momentos bem passados com bons números de ilusionismo e em que o artista conseguiu cativar a plateia fazendo-a participar nos seus números.
O Município de Rio Maior não pode este ano comparticipar financeiramente o festival, mas contribuiu com o espaço e apoio logístico.

 
A API aproveita este festival para realizar também a sua Convenção Anual.
A Associação Portuguesa de Ilusionismo foi fundada em 1976 e agrupa mágicos de todo o país, quer sejam profissionais, amadores ou simpatizantes do ilusionismo.

 
No ano passado, o primeiro ‘Abracadabra’ realizou-se entre os dias 29 e 31 de Outubro, transformando Rio Maior na Capital Nacional da Magia, durante esse fim-de-semana. Vieram a Rio Maior mais de 80 ilusionistas oriundos de Portugal, Espanha, França e Argentina. O festival esteve centrado no Cineteatro de Rio Maior, mas também extravasou para o resto da cidade com várias animações e magias de rua. A terminar o festival, realizou-se a Cerimónia de Geminação entre a API (Associação Portuguesa de Ilusionismo) e a sua congénere Francesa FFAP (Federation Française des Artistes Prestidigitadeurs).

Já agora, Abracadabra é uma expressão antiga em aramaico que significa ‘Eu crio enquanto falo’. Antigamente acreditava-se no poder desta palavra para curar doenças como febres e inflamações, mas, hoje a palavra é normalmente usada pelos artistas de palco, como ilusionistas, como elemento de encantamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário