sábado, 16 de outubro de 2010

Futura Barragem em Fráguas

Embora ainda não exista, vou falar neste artigo do projecto de construção de uma barragem na freguesia de Fráguas.

A Direcção Regional de Agricultura do Ribatejo e Oeste pretende construir em Fráguas uma barragem na Ribeira de Alcobertas com cerca de 22 metros de altura e que irá inundar cerca de 14,9 ha quando em pleno armazenamento, contendo 1107 dam3 de água.
O objectivo da barragem é disponibilizar água para rega, beneficiando assim cerca de 201 ha de regadio.
A barragem está planeada para uma secção da ribeira de Alcobertas que dista cerca de 1200 metros das povoações de Carvalhais e Fráguas. Os acessos e a barragem ficaram situados na freguesia de Fráguas e a albufeira estender-se-á por esta freguesia e pela freguesia de Alcanede que pertence ao concelho de Santarém.
Segundo os estudos de impacte ambiental, a barragem e albufeira não estão localizadas em nenhuma área sensível, tendo sido considerado que a maioria dos impactes negativos se façam sentir somente durante a fase de construção.
A consulta pública foi realizada entre os meses de Maio e Junho de 2005, tendo a decisão de ‘Favorável Condicionada’ sido tomada em 16 de Setembro de 2005.
Aguarda-se assim o inicio desta obra que pode em muito melhorar a agricultura da região que actualmente para a rega recorre de uma forma desorganizada à criação de pequenos açudes para reter águas e ao uso de água captada de furos.
De referir que a zona da barragem ficará situada na zona que actualmente os habitantes usam como pequena praia fluvial, apesar de agora estar sem água.

A zona da futura albufeira é actualmente ocupada por floresta de eucalipto, alguns pinheiros bravos e mansos, existindo ainda algumas oliveiras dispersas e pequenas zonas de cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário