Pesquisar neste blogue

sábado, 16 de outubro de 2010

Futura Barragem em Fráguas

Embora ainda não exista, vou falar neste artigo do projecto de construção de uma barragem na freguesia de Fráguas.

A Direcção Regional de Agricultura do Ribatejo e Oeste pretende construir em Fráguas uma barragem na Ribeira de Alcobertas com cerca de 22 metros de altura e que irá inundar cerca de 14,9 ha quando em pleno armazenamento, contendo 1107 dam3 de água.
O objectivo da barragem é disponibilizar água para rega, beneficiando assim cerca de 201 ha de regadio.
A barragem está planeada para uma secção da ribeira de Alcobertas que dista cerca de 1200 metros das povoações de Carvalhais e Fráguas. Os acessos e a barragem ficaram situados na freguesia de Fráguas e a albufeira estender-se-á por esta freguesia e pela freguesia de Alcanede que pertence ao concelho de Santarém.
Segundo os estudos de impacte ambiental, a barragem e albufeira não estão localizadas em nenhuma área sensível, tendo sido considerado que a maioria dos impactes negativos se façam sentir somente durante a fase de construção.
A consulta pública foi realizada entre os meses de Maio e Junho de 2005, tendo a decisão de ‘Favorável Condicionada’ sido tomada em 16 de Setembro de 2005.
Aguarda-se assim o inicio desta obra que pode em muito melhorar a agricultura da região que actualmente para a rega recorre de uma forma desorganizada à criação de pequenos açudes para reter águas e ao uso de água captada de furos.
De referir que a zona da barragem ficará situada na zona que actualmente os habitantes usam como pequena praia fluvial, apesar de agora estar sem água.

A zona da futura albufeira é actualmente ocupada por floresta de eucalipto, alguns pinheiros bravos e mansos, existindo ainda algumas oliveiras dispersas e pequenas zonas de cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário