Pesquisar neste blogue

Mostrar mensagens com a etiqueta Asseiceira. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Asseiceira. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Golden Eagle Residence & Golf Resort

As tabuletas continuam lá a indicar o caminho para o Campo de Golf Golden Eagle. 
O problema é que este campo deixou de existir quando fechou portas em 2013. 

Neste momento a Quinta do Brinçal onde se localizava o campo de golfe está à venda por 19.422.000 euros em algumas imobiliárias, como a Caixa Imobiliário ou a Imobiliária Elite. 

Enquanto a Quinta do Brinçal tenta encontrar uma saida para a sua situação, as receitas que possui ainda vão sendo da venda de árvores e das licenças de caça. A Zona de Caça estava sob gestão da “Associação de Caça – Esperas e Montarias”, com o número de processo 6846 na Freguesia de Arrouquelas para a época venatória 2017/2018. 

O empreendimento Golden Eagle Residence & Golf Resort pretendia criar na Quinta do Brinçal, localizada entre Arrouquelas e Asseiceira, um complexo turístico e imobiliário de grandes dimensões que não se chegou a concretixar. O campo de golf era a parte visivel do empreendimento. 

Para perceber como esta quinta chegou a este estado, vou apresentar um pouco da sua história. 
O Campo de Golf foi inaugurado em 1994 pelo então proprietário Ricardo Cardoso, mentor do projecto. O campo foi desenhado pelo arquitecto norte-americano Rocky Roquemore, uma das personalidades mais marcantes da arquitectura de campos de golf a nível mundial e o campo de golf chegou a ser considerado um dos mais fascinantes e competitivos campos portugueses, com 6,623 metros, 9 lagos e 87 bunkers.

Com o campo de golf nasce o Golden Eagle Residence & Golf Resort que pretendia desenvolver-se numa parte da Quinta do Brinçal, correspondendo a uma área com cerca de 90 hectares. 
O Grupo Amorim chegou a associar-se ao projecto mas abandonou-o, ficando apenas com os créditos que o banco do grupo tinha concedido. Mais tarde os créditos passaram para o Banco Popular e posteriormente para o Banco Santander. 
A propriedade veio a ser adquirida anos mais tarde pela Carmin (CAMIN) Global Real Estate que ali queria criar uma verdadeira cidade, com cerca de 1600 habitações, colégio internacional, infantário, dois campos de golfe, dois hotéis, residências assistidas para seniores e centro de estágios de futebol.
Este novo projecto já abrangia uma área total com cerca de 533 hectares. 
Foram feitos os arruamentos, o terreno foi dividido em lotes, as infraestruturas com água, eletricidade e saneamento foram feitas e começaram-se a vender propriedades. 
A proposta urbanística do empreendimento foi aprovado pela Câmara Municipal de Rio Maior em 2004 
 

Em 21 de Dezembro de 2006 foi criado o Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado Golden Eagle, gerido por FUNDIMO, Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário. 
A Carmin (CAMIN) pretendia investir cerca de 900 milhões de euros na região, num plano a 12 anos, mas no auge da crise económica e do imobiliário que atingiu o país depois de 2007, a Carmin (CAMIN) entrou em insolvência e faliu. Apesar da falência o campo de golf continuava aberto a quem aqui queria praticar esta modalidade. 
A crise também foi provocada por uma indecisão do governo Português quanto à localização do aeroporto alternativo ou complementar ao de lisboa. Em 2005 o governo Português tomou a decisão de construir o novo aeroporto de Lisboa na Ota (perto de Rio Maior). Em 2007 contudo a situação alterou-se radicalmente. Após um estudo financiado pela Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) e de muita discussão, o governo conclui que Alcochete era efetivamente uma localização preferível à da Ota, o que levou à mudança radical na sua decisão anterior. 
Carmin (CAMIN) é uma sociedade, contribuinte nº502486350, que tinha como atividade a promoção imobiliária e foi constituída em dezembro de 1990. Em 28 de Dezembro de 2007, foi criada uma nova sociedade, a Camin Global SGPS SA que durou pouco tempo pois em Novembro de 2012 entrou em Dissolução e Liquidação. A declaração de insolvência da CAMIN foi sentenciada a 03 de Junho de 2013. A Carmin (CAMIN) possuía o empreendimento “Cerca de Santa Mónica” em Évora, o empreendimento “Casas de Azeitão” em Setúbal e o empreendimento “Golden Eagle” em Rio Maior. 
Em Junho de 2013, a Câmara Municipal de Rio Maior lançou o Plano Estratégico de Desenvolvimento de Rio Maior (Visão e Estratégia para 2025 e Plano de Ação para 2030) e a “Golden Eagle Residence & Golf Resort” era considerada uma “Infraestrutura com capacidade de projecção nacional e internacional”. 
Em 6 de Novembro de 2013 a Câmara Municipal de Rio Maior foi oficialmente informada que o campo iria fechar portas. 

Mal o campo de golfe fechou, começaram os roubos e vandalismo. A GNR foi por diversas vezes chamada a intervir. 
Em 2016 tentaram vender a Quinta do Brinçal em leilão, mas tal não se concretizou. 

Já este ano, 18 de Janeiro de 2019, houve novo leilão, mas também sem sucesso. 

Entretanto a quinta encontra-se no estado que pode ser visto nas seguintes fotografias e que foram recolhidas do sitio na Internet “Lugares avandonados”. 




Estas imagens contrastam com as que tirei em 2009 e cujo artigo pode ser lido em: 



Em Março deste ano, veio-se a conhecer o relatório da auditoria da Ernst&Young (EY) ao banco Caixa geral de Depósitos. Neste relatório aparecem descritos vários negócios ruinosos realizados pelo banco público e lá é identificado como grande devedor o Fundo Imobiliário Golden Eagle. A 31 de Dezembro de 2015 o fundo tinha uma posição devedora de 31 milhões de euros, sendo que 27 milhões de euros estavam registados como imparidades pelo banco.

Uma pena que este projeto não se tenha concretizado. Deveria-se encontrar uma solução digna para esta bela propriedade.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Procissão das Velas em Asseiceira


Realizou-se hoje, 15-05-2017, pelas 21:00 a procissão das velas em honra de Nossa Senhora, do Rosário de Asseiceira.
Foi no dia 16 de Maio de 1954 que Nossa Senhora apareceu ao vidente Carlos Alberto da Silva Delgado, tendo na altura 11 anos, em Asseiceira, Rio Maior. A aparição de Nossa Senhora repetiu-se todos os meses, sempre no dia 16, entre Maio de 1954 e Janeiro de 1955.
A religião Católica e o regime da altura sempre tentaram impedir, desacreditar e humilhar quem queria mostrar a sua fé nesta que é uma das mais importantes aparições Marianas que ocorreram em Portugal.
Apesar da falta de apoio, a população local nunca deixou de mostrar a sua crença nesta aparição Mariana e todos os dias 16 de cada mês é rezado um terço seguido de uma pequena procissão.
Ficam de seguida algumas imagens da procissão das velas realizada hoje, mostrando o apoio e fé da população a esta aparição.





Pode saber mais sobre esta aparição, em: 

Significado da vela acesa na religião católica.
A vela acesa irradiando a sua luz, simboliza Cristo, “Luz do Mundo”, conforme Ele próprio se qualificou. Este simbolismo encontra-se também no sacramento do baptismo, chamado sacramento da iluminação. Ao ser baptizado, a criança ou adulto, passa das trevas do pecado para a luz da graça.
A vela acesa é também o símbolo da consumação, significando a adoração e a entrega total de quem a acende ao seu Deus.

Existe uma reportagem realizada pelo EXPRESSO que merece ser vista, sobre A Aparição Mariana em Asseiceira, intitulada “As Visões que o Estado Novo Silenciou”: 

domingo, 24 de janeiro de 2016

Fonte em Ribeira de Santo André


Fonte em Ribeira de Santo André em Asseiceira

Na Rua da Fonte existe esta fonte que se acede por uma escada de pedra.
Na parte superior da escada existe uma pedra com a data de 28 de Julho de 1966 que foi a altura em que se realizaram obras de requalificação.
Na parede da fonte existe uma outra data, 1 de Novembro de 1932, que deve de ser a data de inauguração da fonte.


Espaço que poderia estar melhor cuidado para permitir uma utilização mais agradável pela população.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Fonte do Sapo em Asseiceira.

Na sombra de dois grandes sobreiros, encontra-se a fonte do sapo em Asseiceira.
 
A localização mais pormenorizada será Casais dos Varões (39°17'22.71"N  8°56'30.05"W).
Esta fonte encontra-se num plano inferior ao da estrada, sendo o acesso feito por suas escadas em calçada. A parede de fundo que dá suporte à torneira, está forrada com azulejos brancos e é encimada por um painel de azulejos que tenta recriar a zona da fonte antes da requalificação da mesma. O painel desvenda a razão do nome da fonte que é devido a na zona existirem muitos sapos. A fonte possui ainda uma pia para recolha da água e é ladeada por duas floreiras na zona superior.
Na berma, junto à estrada existe um bonito banco em pedra que serve para um breve descanso e ao nível da fonte existe uma mesa em pedra ladeada por dois bancos também de pedra.
 
Mais um agradável espaço existente em Asseiceira.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Parque do Peregrino em Asseiceira



No passado dia 16 de Maio a Freguesia de Asseiceira festejou o seu 30º aniversário.
Integrado nos festejos, foi inaugurado o Parque do Peregrino, o novo parque de merendas da freguesia que fica na saída de Asseiceira em direção a Rio maior. Neste ato estiveram presentes diversas personalidades, entre elas: Henrique Bernardo (Presidente da Junta de Freguesia de Asseiceira), Luís Santana Dias (Presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior), Isaura Morais (Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior) e os Vereadores Lopes Candoso e Augusto Figueiredo.

Durante a cerimónia inaugural do Parque do Peregrino, foi apresentado o painel de azulejos com a seguinte inscrição:
“Parque do Peregrino
Esta obra é o resultado de um trabalho de parceria entre as Freguesias de Asseiceira e Rio Maior.
Mais importantes do que as linhas que nos separam serão sempre as populações que nos unem.
16 de Maio de 2014”.
Esta iniciativa conjunta das duas Freguesias, Asseiceira e Rio maior, permitiu terminar este parque que serve todos os que aqui queiram descansar, mas com especial destaque aos peregrinos que por esta terra passam com destino a Fátima.

De realçar neste espaço é o designe dos bancos e das mesas que os tornam peças únicas e verdadeiras obras de arte.


terça-feira, 22 de abril de 2014

Bem Vindo a Ribeira de Santo André




Na entrada da Ribeira de Santo André, em Asseiceira, existe este painel de azulejos que dá as boas vindas a quem por aqui passa.
O painel fica mesmo junto ao largo 25 de Abril que foi recentemente requalificado.

terça-feira, 25 de março de 2014

Jardim em Asseiceira



Jardim em Asseiceira

Mesmo junto ao edifício da Junta de Freguesia de Asseiceira, existe um agradável jardim.
Este jardim, fica na interceção da Rua da Escola com a Rua 16 de Maio. O nome desta última rua deve-se à data da primeira aparição Mariana que ocorreu em Asseiceira com o vidente Carlos Delgado. Ver o artigo http://rio-maior-cidadania.blogspot.pt/2010/01/aparicao-mariana-em-asseiceira.html.

Neste jardim que possui vários bancos, mesa e sombra para proporcionar uns bons momentos de descanso, domina o parque infantil. Este parque para crianças entre os 3 e os 12 anos tem piso sintético e é constituído por um escorrega, baloiços e um brinquedo de mola.


Num dos cantos do parque existe uma pequena fonte e uma pedra alusiva a uma Escola-Oficina de Calçada Portuguesa que decorreu em Asseiceira entre 4 de Junho de 2001 e 14 de Junho de 2002 com o apoio do IEFP.

Mesmo ao lado encontram-se as Instalações Desportivas inauguradas no dia 25 de Abril de 2007 com a presença do Presidente da Câmara de Rio Maior, Silvino Sequeira e do Presidente da Junta de Freguesia de Asseiceira, Augusto Figueiredo.

A fazer fronteira com estes dois equipamentos existe a Escola Básica do 1º Ciclo.
Esta escola foi inaugurada em 1958 e sofreu obras de ampliação que foram inauguradas a 25 de Abril de 2007. Integrada neste complexo escolar existe uma Biblioteca Escolar que tem a parceria do Agrupamento Marinhas do Sal, da Câmara Municipal de Rio Maior, da Direção Regional de Educação de Lisboa e da Junta de Freguesia de Asseiceir.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Arca de Noé em Asseiceira?

Em 1938, quando se procedia a obras na estrada que liga Rio Maior a Quebradas (Atualmente EN1 após o Plano Rodoviário Nacional de 1945), perto da ponte romana de Asseiceira que se encontrava em ruínas, foram descobertos os restos de uma embarcação muito antiga.
Esta descoberta ocorreu quando se procedia a um desaterro perto da aldeia.
A cerca de 12 metros de profundidade encontraram-se grossas pranchas de madeira, apodrecidas e grosseiramente talhadas. Limpando com cuidado o local do achado encontraram o esqueleto de uma enorme barca, de construção antiquíssima e de enorme solidez. Algumas das vigas pertencentes ao cavername, possuíam uma secção com cerca de um metro quadrado.
O encarregado da obra, o Sr. J. da Silva mandou retirar com cuidado as pranchas de madeira para serem analisadas e um dos engenheiros chegou mesmo a verbalizar a sua teoria de que a barca pertenceria à época do grande dilúvio, ou seja, estaríamos na presença da arca de Noé.
Infelizmente as pranchas de madeira não foram devidamente datadas, logo, não se pode avançar mais sobre o achado.
Este episódio foi relatado no jornal “Concelho de Rio Maior”.
 
Segundo a história:
 2948 a.C. - Nasce Noé, filho de Lameque (então com 182 anos de idade)
 30 de Novembro de 2349 a.C. - Deus manda Noé se preparar.
 07 de Dezembro de 2349 a.C. - Noé, seus filhos e todas as espécies entram na arca.
 Chove por 40 dias e 40 noites e as águas cobrem a Terra por mais 150 dias.
 06 de Maio de 2348 a.C. - A arca encalha no monte Ararate.
 19 de Julho de 2348 a.C. - Aparecem os topos das montanhas.
 18 de Dezembro de 2348 a.C. - Deus ordena a Noé que saia da arca (Noé tinha 601 anos).

domingo, 16 de dezembro de 2012

Fontanário em Santo André, Asseiceira


Em Santo André existe uma fonte com paredes arredondadas, mas de aspeto robusto.
A parede é revestida a azulejo de padrão.
A torneira encontra-se em posição central e é ladeada por dois bancos corridos.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Escultura à Liberdade em Asseiceira


Na entrada de Asseiceira para quem vem do IC2, existe uma escultura à Liberdade.
Liberdade de espírito, liberdade de ideais.

 
Esta obra ainda não foi inaugurada, apesar da escultura já se encontrar no local desde o início deste ano.
No projeto inicial do escultor RicardoTomás, estava contemplada uma pedra de fecho na porta, mas assim, talvez o grupo escultórico ainda consiga transmitir melhor a noção de liberdade.

 
Esta entrada de Asseiceira, ficou graças a esta obra, muito mais interessante, bonita e diferenciada.

Pode saber mais sobre Ricardo Tomás em: