quinta-feira, 6 de junho de 2019

Capela de Nossa Senhora da Saúde no Alto da Serra


A Capela do Alto da serra designada por Capela de Nossa Senhora da Saúde foi inaugurada a 2 de Junho de 2018 pelo Vigário Geral, o Padre Aníbal Vieira.
A inauguração contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, dos elementos do seu executivo, Filipe Santana Dias, Lopes Candoso, Ana Figueiredo e Miguel Santos, do presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior, João Rebocho, do Vigário Geral da Diocese de Santarém, Aníbal Vieira, dos padres Paolo Beretta e Manuel Aníbal Mota e também de muitos convidados e população local. Perto de uma centena de pessoas marcaram presença no evento.

A história desta capela começa quando em 2010 a Comissão de Melhoramentos e Associação Recreativa, Desportiva e Cultural do Alto da Serra e a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição sugerem à Câmara Municipal de Rio Maior a doação da antiga escola primária que se encontrava fechada. A Comissão de Melhoramentos pretendia adaptar o edifício à função de capela.
Foi elaborado o documento que formalizava a doação do terreno e edifício da antiga escola em favor da Fábrica da Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Conceição. O documento foi aprovado pelo executivo camarário a 12 de Novembro de 2010 e posteriormente a 27 de Novembro do mesmo ano em Assembleia Municipal.
O edifício escolar tinha sido inaugurado em 30 de Setembro de 1984, mas encontrava-se desativado há vários anos devido ao aparecimento dos centros escolares.

O apoio financeiro para a construção da capela surgiu de várias entidades como a Câmara Municipal, Junta de Freguesia, empresas locais e doações da população.

O exterior da capela é sóbrio mas bem delineado realçando a torre sineira, o pátio em calçada e os vitrais.

A Torre sineira tem 3 secções distintas: O painel de azulejos referentes a Nossa Senhora da Saúde, o relógio e o sino.

A calçada que cobre o pátio tem marcada a data de 2017 que foi a data de construção da capela.

Os bonitos vitrais têm de ser admirados pelo interior e representam cenas dispersas ligadas à religião, como:
A anunciação de Maria pelo anjo
A aparição de Maria aos pastorinhos em Fátima
A Sagrada Família
 O Espírito Santo

O interior da capela é surpreendentemente amplo e funcional decorado de forma simples mas muito elegante.
Na entrada foi colocado um painel de azulejos que mostram o rosto de Jacinta Marto, uma dos três pastorinhos que tiveram a visão da aparição mariana de Fátima.

O altar é moderno com as imagens da elevação triunfante de Jesus e da Nossa Senhora da Saúde.

Falta referir que o projeto do interior da capela é dos arquitetos Pedro Oon e Ferreira, Parte da arquitetura e especialidades é da responsabilidade do engenheiro Fragoso e o projeto do exterior da responsabilidade da arquiteta Rute.

Sem comentários:

Enviar um comentário