quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Balança na Igreja de Arrouquelas


Na Igreja de Arrouquelas existe uma balança. Esta balança está fixa à parede numa ala que se encontra no lado direito da nave principal da igreja. 
A haste principal desta balança que se encontra presa à parede é bastante antiga sendo os pratos de madeira uma reconstrução dos originais. 

O interessante nesta balança é a razão da sua existência. 
A balança poderia servir numa altura em que os pagamentos à igreja eram principalmente em géneros. Os pagamentos à igreja poderiam passar por simples ofertas, pagamento de indulgências ou mesmo o dízimo. 



Mas esta balança tem outro propósito. 
Existe a lenda de uma aparição Mariana nos campos de Arrouquelas da qual ficou a imagem de Nossa Senhora da Encarnação que ainda existe na igreja. Perdeu-se a origem desta pequena estátua, sabendo-se apenas que é muito antiga. 
No entanto esta imagem foi sempre muito procurada pelos prodígios e graças consedidas a quem a ela recorre. A prova destes milagres pode ser comprovada pela fé das pessoas que deixaram muitas e variadas ofertas nesta igreja. 
Uma das manifestações divinas mais frequentes acontecia às crianças com problemas.
Para as crianças ficarem sãs e livres de qualquer mal deveria ser oferecido a nossa senhora o equivalente em trigo ao peso do jovem. Para isso servia a balança. 


Esta história está registada no seguinte documento muito antigo.


Pode saber mais sobre a Igreja de Arrouquelas em: 

Sem comentários:

Enviar um comentário