sábado, 16 de junho de 2018

O Lugar das Artes de Firmino Rodrigues

Em São João da Ribeira existe a galeria O Lugar das Artes.

Esta Galeria/Atelier de Firmino Rodrigues está de portas abertas para o receber e para além de poder apreciar a pintura e escultura que se encontra exposta pode usufruir de um excelente espaço em que a arte está sempre presente e em relação com outros objectos do quotidiano. Se a porta estiver encostada toque à campainha que Firmino Rodrigues tem todo o prazer em o receber.








Para além da galeria (uma antiga adega) em que as obras do artista se encontram expostas existe o espaço de criação artística, o pátio e a casa. Em todas as áreas as obras encontram-se dispostas de forma coerente e harmoniosa com os objectos do dia-a-dia. A casa apesar de se apresentar pronta a usar de facto é uma extensão da galeria.
Deve-se prestar atenção aos detalhes pois a arte está neste espaço sempre omnipresente.









 








Firmino Rodrigues nasceu a 1 de Agosto de 1956 em Caldas da Rainha e divide actualmente o seu tempo entre São João da Ribeira e Santarém.
É um autodidacta que desde que começou por brincadeira a pintar uns quadros, se apaixonou pela arte e nunca mais parou. Pintar passou a ser quase uma obsessão pois ama cada nova ideia que lhe surja, cada nova tela e cada entrada no atelier para se dedicar a uma nova criação.

Firmino Rodrigues consegue transmitir às suas obras o amor que lhes dedica e nota-se nos seus quadros uma procura do desconhecido e uma certa imprevisibilidade no ato da criação.
Claro que o artista gosta que as suas obras sejam apreciadas, mas basta-lhe o amor que dedica a cada quadro.
E esta galeria, O Lugar das Artes, foi um espaço que o artista adquiriu e o remodelou com amor de modo a poder expor a sua paixão.




Agora tem mais um motivo para visitar O Lugar das Artes, pois foi hoje inaugurada uma exposição na qual as obras de Firmino Rodrigues se misturam com algumas esculturas de Ricardo Tomás.
A exposição que vai estar presente até ao dia 22 de Junho funciona muito bem e nota-se a cumplicidade artística dos dois amigos. Para além de estarem expostas obras de excelente qualidade, pode visitar um espaço criado para o visitante se sentir como em casa. 


Firmino Rodrigues pode ser contactado por E-mail: firminogomesrodrigues@gmail.com ou Website: www.facebook.com/OLugarDasArtes 
Ricardo Tomás reside em Asseiceira, onde tem o Atelier ARTE (Atelier Ricardo Tomás Escultura). Pode ser consultado por E-mail: ricardo.tomas@sapo.pt ou Website: https://www.facebook.com/RicardoTomasEscultor


1 comentário: