domingo, 20 de agosto de 2017

7 Maravilhas das Aldeias de Portugal - Salinas da Fonte da Bica



É hoje a eleição para a final das 7 Maravilhas das Aldeias de Portugal e a Aldeia das Salinas da Fonte da Bica (Rio Maior) conta consigo.


Para ajudar a Aldeia das Salinas da Fonte da Bica a passar à final deve ligar 760107001 até perto das 23:00 de hoje.
A chamada tem um custo de 0,60€+iva. Se quiser e puder deve telefonar para ajudar a promover as salinas e a região.

Mas o que é que a Aldeia das Salinas da Fonte da Bica tem de especial?
A povoação encontra-se na zona das maiores salinas de interior da Península Ibérica, no sopé da Serra dos Candeeiros e já era explorada desde o tempo dos romanos havendo documentos escritos de 1177. Possui casas em madeiras praticamente intactas com designe e fechaduras únicas. As técnicas ancestrais usadas para a produção de sal ainda podem ser apreciadas no local bem como a memória do local onde os homens saciavam a sede após longas horas de árduo trabalho, a ‘Taverna do Salineiro’ e as ‘Réguas de Escrita’. O Ecomuseu Salinas de Rio Maior recebeu em 2012 o prémio Geoconservação. Na Aldeia das Salinas da Fonte da Bica são organizados vários eventos como o acampamento ‘Sal e Templários’, ‘Aldeia Natal’, Recriação Etnográfica e Histórica da Produção de Sal e o concurso ‘Melhor Monte de Sal da Eira’.
Pode saber mais sobre as salinas nos vários artigos realizados neste bolog: 







A 7Maravilhas ® tem desde 2007 divulgado os valores positivos da identidade Nacional.
Em 2007 foram as 7 Maravilhas de Portugal, em 2009 as Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, em 2010 as Maravilhas Naturais de Portugal, em 2011 as Maravilhas da Gastronomia, em 2012 as Maravilhas Praias de Portugal e agora em 2017 são as Maravilhas de Portugal Aldeias.

De um total de 446 candidaturas apresentadas, a 7Maravilhas® apurou 332 para o concurso Maravilhas de Portugal. O centro de Portugal teve o maior número de candidaturas apuradas, num total de 159. A 7 de Abril deste ano, um painel de especialistas apurou as 49 pré-finalistas, divididas por 7 categorias: Aldeias Monumento; Aldeias de Mar; Aldeias Ribeirinhas; Aldeias Rurais; Aldeias Remotas; Aldeias Autênticas e Aldeias em Áreas Protegidas.
As Salinas de Fonte da Bica concorrem na categoria de Aldeias em Áreas Protegidas e concorrem com Bordeira, Chão da Ribeira, Lindoso, Penedo, Rio de Onor e São Lourenço.


Da votação de hoje, vão ser seleccionadas 2 aldeias que se juntaram às outras já escolhidas para a grande final do dia 3 de Setembro de 2017. 
As aldeias já apuradas são: Monsanto, Monsaraz, Azenhas do Mar, Fajã dos Cubres, Dornes, Santa Clara-A-Velha, Paderne, Sistelo, Piódão, Castro Laboreiro, Castelo Rodrigo e Podence.

---
A votação terminou e a Aldeia das Salinas da Fonte da Bica não passou à final.  Passou Lindoso e Rio de Onor.
Só por participar, as Salinas de Rio Maior, tiveram uma enorme projecção e reconhecimento das suas potencialidades turísticas. Agora tem que se aproveitar o momento e continuar o trabalho de recuperação do espaço e promoção do mesmo.

1 comentário: