terça-feira, 25 de julho de 2017

Viaduto no IC2 sobre as Bocas – Rio Maior



Quem passa pelas Bocas, nascente do rio Maior é impossível não reparar no viatudo.
O  viaduto  do  IC2  sobre  a  EN114  (OP1014) está  localizado  ao  km74+040. Compreende seis tramos, com 16.5m de  largura e uma extensão total de 224m. O maior tramo tem um comprimento de 40m e o pilar mais alto tem 32m de altura.

A empreitada para a construção do "IC2 (EN 1) - Lanço Asseiceira / Rio Maior e Alto da Serra" foi posta a concurso por anúncio publicado em 18 de Agosto de 1986. A obra foi adjudicada pela Junta Autonoma de Estradas à firma "TECNOVIA", por contrato celebrado em 9 de Janeiro de 1987 (Encargo total de 1.176.779.688$00, cerca de 25.821.153€). A ponte sobre o Rio Maior e a EN 114, integrada na empreitada, foi entregue à subempreiteira "ZAGOPE".
A firma ZAGOPE assumiu a execução da ponte sobre o Rio Maior no prazo de 450 dias, pelo valor de cerca de 184 mil contos (cerca de 917.770€). A construção deveria ter ocorrido entre 1 de Abril de 1987 e 30 de Junho de 1988. No entanto o início da obra teve de ser adiado por atrasos na expropriação dos terrenos e o tempo total da obra foi ligeiramente alargado pois surgiram problemas na fixação de 3 dos pilares (existência de "cavernas" no maciço rochoso e inclinação da estratificação do maciço rochoso inferior à inclinação da encosta).
A obra foi dada por concluída em 8 de Dezembro de 1988 mas com custos finais na ordem dos 315.000 contos (cerca de 1.571.182€).
A variante do IC 2 com um comprimento de 20Km e tipo Via Rápida foi inaugurada pelo secretário de Estado das Vias de Comunicação, engenheiro José Falcão e Cunha, no dia 22 de Março de 1989.




Pode encontrar vários itinerários marcados como IC2 e isto é por o IC2 (Itinerário Complementar do Norte) ter sido projectado como uma via rodoviária continua variante à Estrada Nacional Nº1, ligando as duas principais cidades portuguesas, Lisboa e Porto. No entanto o IC 2 acabou por se sobrepor à EN 1 em vários troços porque as variantes até agora construídas apenas se restringem à passagem pelos agregados populacionais de maiores dimensões.

De cima do viaduto consegue-se ver a cidade de Rio Maior.
A localização do viaduto não foi consensual, pois para além de se encontrar mesmo por cima da nascente principal do rio Maior, também foi construída numa zona em que se encontraram vestígios de ocupação humana desde a época do Paleolítico Inferior até à Idade Medieval.

A foto seguinte do Jornal Região de Rio Maior, mostra a construção de um dos pilares.

Desde a inauguração o viaduto já apareceu na comunicação social por diversas vezes, embora não pelos melhores motivos:
- Em 2007 despiste um camião carregado de milho seguido de uma queda de 18 metros que infelizmente vitimou o condutor.
- Em 2009 tentativa de suicídio.

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