sábado, 5 de março de 2016

Mapa de Ruído de Rio Maior


Níveis de ruído em Rio Maior.

Ruído médio

Ruído Nocturno

Em todo o mundo, um dos maiores problemas ambientais é o ruído.
Este ruído aparece principalmente com a proliferação de estabelecimentos comerciais, indústrias, actividades de lazer ruidosas, tráfego rodoviário, tráfego aéreo e obras.
Em Rio maior os níveis de ruído mais elevados estão mesmo relacionados com o tráfego rodoviário.
Os efeitos nocivos do ruído para a saúde podem ser graves. Ruído extremo pode provocar surdez, mas a níveis muito menores o ruído pode provocar défice de concentração e problemas no descanso.
A permanência da exposição ao ruído leva a transtornos psicofísicos, doenças cardiovasculares e alterações do sistema imunitário.

Rio Maior possui mapa de ruído. O mapa de ruído foi realizado pelo dBLab (Laboratório de Acústica e Vibrações) e concluído em Dezembro de 2010. Anteriormente, desde Maio de 2005, que Rio Maior já tinha um mapa de ruído. Os mapas de ruído surgem com a necessidade de se conhecer os níveis de ruído no município de modo a se poderem adoptar medidas com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida às populações.
Para realizar os mapas de ruído, foi necessário criar um modelo tridimensional do concelho.

Foram também identificadas as principais fontes de ruído:
A15; Av. 13 de Julho; Av. De Portugal; Av. Dr. João Calado da Maia; Av. Dr. Mário Soares; Av. Paulo VI; EM566; EM583; EN1; EN114; EN361; Estrada para Santarém; IC2; Ligação IC2; R. D. Afonso Henriques; Carnes Nobres; Empresa de Mármores; Parque de Negócios; Maprel; Oficina de pesados; Pedreira-01; Pedreira-02; Pedreira-03; Pedreira-04; Pedreira-05; Pedreira-06; Pedreira-07; Pedreira-08; Pedreira-09; Pedreira-10; Pedreira-11; Pedreira João Lindo Filipe Lda; Pedreira Tecnovia; PPB – Placas Pavimentos e Betão SA; Rações Progado; Serração João Machado Oliveira; Sibelco; Sifucel; Zona Industrial de Rio Maior.

Segundo a CCDR LVT, estas são as autoridades a quem nos demos queixar caso haja problemas de ruído excessivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário