domingo, 6 de setembro de 2015

Busto de Marcolino Sequeira Nobre


Marcolino Nobre foi homenageado pela cidade de Rio Maior. 


No dia em que Rio Maior comemorou os 30 anos de elevação a cidade (14 de Agosto de 1985) foi também homenageado Marcolino Nobre com um busto erigido junto à rua com o nome de sua mãe, Fausta Sequeira Nobre (no jardim da Biblioteca Municipal). 
A cerimónia do dia 21 de Agosto de 2015, contou com a presença dos responsáveis autárquicos e da família mais próxima deste ilustre riomaiorense que teve funções relevantes com contributos à sociedade, à política, à solidariedade social e à imprensa. 




O busto é de autoria do escultor alpiarcense Armando Ferreira e a decisão de implementar o busto neste jardim foi aprovada na reunião ordinária da Câmara Municipal de Rio Maior, de 24 de Julho de 2015. 


Marcolino Sequeira Nobre foi um dos fundadores das Indústrias de Carnes Nobre, hoje Nobre Alimentação. Será também lembrado por ter sido presidente da assembleia municipal, impulsionador do centro pastoral, director do jornal Riomaiorense e fundador do jornal Região de Rio Maior. O livro “Rio Maior - retratos do passado” foi a sua última dádiva à comunidade.
O industrial nasceu a 03 de Abril de 1926 e faleceu a 05 de Março de 2012 com 85 anos. Ficou sepultado no cemitério de Ribeira de São João, na mesma freguesia em que residia.

Sem comentários:

Enviar um comentário