Pesquisar neste blogue

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Antigas instalações da Basmaior

As instalações da antiga unidade de fabrico de semi-reboques, Basmaior-Basculas de Rio Maior Lda, encontram-se ao abandono.
 
A Basmaior já foi a principal empresa nacional de semi-reboques, sendo fabricante em Portugal para marcas como a Meiller, Welgro ou Fruehauf.
Em 1982 a Basmaior candidatou-se a um acordo de assistência com a Secretaria de Estado do Emprego e Formação Profissional. Este acordo foi assinado em Junho de 1984, mas em Junho de 1985 após vários despachos, a empresa ainda não tinha beneficiado do acordo e apesar de na altura ter encomendas nacionais e internacionais num valor que rondava os 400.000 contos (2 milhões de euros), corria o risco de fechar.
O inevitável acabou por acontecer e uma empresa de renome nacional acabou por fechar enviando algumas centenas de trabalhadores para o desemprego.
Com o fecho da Basmaior, muitos dos seus antigos funcionários montaram oficinas ligadas às carroçarias e lojas de venda de peças.
A Basmaior foi dada como falida a 05 de Julho de 1995 por acórdão de tribunal.
 
Entretanto as instalações entraram em estado de degradação avançada, sendo neste momento uma mancha na paisagem citadina de Rio Maior. Começaram já a ser um perigo, pois para além da poluição visual, os edifícios ameaçam ruir, existem chapas que podem voar em dias ventosos e podem ser um antro para outro tipo de actividades não legais.
 
Tanto a Câmara Municipal, como os 2 actuais proprietário ponderam a demolição dos edifícios, mas, ainda nada aconteceu.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário