Pesquisar neste blogue

sábado, 14 de dezembro de 2013

Árvore de Natal com 11 metros em Arrouquelas


Foi ontem inaugurada uma Árvore de Natal em Arrouquelas com uns significativos 11 metros de altura. No entanto o facto mais importante é toda a árvore ter sido construída com materiais reciclados, nomeadamente garrafas de plástico (em PET) e pela Associação de Jovens H2O.
Esta iniciativa marcou também o início das comemorações do 17º aniversário da H2O, associação de jovens bastante dinâmica e que ao abraçar um elevado número de causas e projetos, tem contribuído para o desenvolvimento dos jovens e da própria região. Estão de parabéns.

Atualmente os produtos fabricados em PET são dos mais perigosos para a natureza pois poluem matas e cursos de água. Uma garrafa plástica (em PET) só se começa a degradar no meio ambiente após 400 anos, permanecendo até aos 800 anos ainda como contaminante (claro que este tempo de degradação é determinado por ensaios em laboratório, já que as garrafas só começaram a ser produzidas na década de 70). Este tipo de contaminante já é bem visível em larga escala na conhecida como a “Grande Ilha de Lixo do Pacífico”.

Junto a uma das entradas da sede da H2O existe uma outra árvore feita de materiais reciclados, mas de menor dimensão.

Sem comentários:

Enviar um comentário