terça-feira, 1 de outubro de 2013

Chafariz do Largo Padre Quartilho



O Largo Padre Quartilho, em frente à Igreja Paroquial de Rio Maior sofreu obras de requalificação que ficaram terminadas no passado mês de Setembro de 2013.

Preservando as árvores de grande porte que aí se encontram, na obra com projeto do arquiteto Rolo Tavares foi reaproveitado um dos antigos símbolos da cidade que é o chafariz que se encontrava posicionado no centro da rotunda do então chamado Largo General Carmona e que foi inaugurado no dia 1 de Novembro de 1944.
A fonte ficou implantada no centro de um pequeno lago circular em que no lado virado para a Avenida Ferreira da Maia, forma como que um rio com mais quatro jatos de água.
Esta obra permitiu também regular o estacionamento no largo.



A imagem seguinte de 1950, pertence ao Jornal Região de Rio Maior e mostra o chafariz na sua localização inicial.

A imagem seguinte, retirada do Google Maps, mostra o Largo, antes da intervenção.
 

As obras de requalificação do Largo Padre Quartilho, foram inauguradas a 6 de Novembro de 2013.
 

4 comentários:

  1. Há muito que se esperava pela recolocação do chafariz, um dos símbolos emblemáticos da nossa terra... finalmente aí está ele, embora num outro local que muito o embeleza e dignifica!

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, que seria à muito esperado, eu digo que ele nunca devia ter saído de onde estava, assim como o edifício antigo da camara municipal, eram emblemáticos e históricos.

    ResponderEliminar
  3. não poderia estar mais de acordo consigo ,sobretudo ke 1º akele relogio da antiga camara de RIO MAIOR nunca deveria ter sido tirado dali mas verdade nunca devia ter saido do sitio onde tava.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não deu pa escrever meu nome ke é LÉNA TOMAZ PORTUGAL

      Eliminar