sábado, 8 de dezembro de 2012

Fonte de Sant'Ana em Fráguas

 
A fonte de Snt’Ana, encontra-se na sede de freguesia e é conhecida por ter a melhor água da região (apesar de atualmente a qualidade da água não ser controlada).
Por se encontrar no meio do campo, sem nenhuma indicação e ser enterrada, é de difícil localização para quem não a conheça, por isso ficam aqui as coordenadas, 39º22’45” N, 8º51’20” W.
 
É uma fonte de duas bicas de água, revestida a azulejo branco e possui um painel alusivo a Sant’Ana. O acesso às bicas de água faz-se por uma escadaria e a nascente fica no nível superior.
A área da fonte sofreu obras de requalificação em 2001.
Neste momento a zona envolvente à fonte encontra-se num estado de quase abandono e ajudava a promover o local se houvesse uma sinalização a indicar a fonte na estrada principal que passa poucos metros mais acima.




2 comentários:

  1. Venho aqui para relevar o trabalho que tem vindo a fazer e a disponibilizar sobre as fontes da zona. É pena que, por regra, estes verdadeiros documentos históricos de outros tempos acabem ignorados, abandonados, sem uma simples indicação (uma seta, que fosse, com o nome da fonte, era o mínimo...) contribuindo assim esse estado de coisas para que tão importantes bens comuns da vida das populações de então (de que são continuadoras as de hoje...) sejam completamente riscadas do "mapa" da região. Porém, este seu trabalho vai fazendo com que de algum modo ainda vivam, graças a si. Se outros o seguissem, quanto a esta e outras "coisas"... Obrigado por isso. Parabéns.

    Manuel Sá

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário e parabéns pelo seu blog 60emais.wordpress.com

    ResponderEliminar