quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Busto de Francisco Sá Carneiro


Foi ontem inaugurado o busto em bronze de Francisco Sá Carneiro na Praça que possui o nome do estadista. Esta homenagem serviu igualmente para inaugurar as obras de requalificação da praça e de toda a Avenida de Portugal. A cerimónia contou com a presença do filho de Sá Carneiro (cujo nome é igualmente Francisco Sá Carneiro) e da presidente da câmara municipal de Rio Maior, Isaura Morais.
O dia 4 de Dezembro foi escolhido pelo facto do ex-primeiro-ministro ter falecido na queda do avião em que seguia, neste mesmo dia de 1980.
 
 
A decisão de colocar o busto na praça remonta a 11 de Fevereiro de 1992, quando a Câmara Municipal de Rio Maior assumiu essa responsabilidade. A execução da decisão foi sendo adiada, até que o PSD local decidiu oferecer o busto ao atual executivo camarário.
Na reunião da câmara municipal de 16 de Novembro de 2012, foi exposto o projeto da obra. As dimensões do busto com 56cm foram mantidas por ser o modelo que o PSD possui para este tipo de homenagem, mas a base inicialmente prevista para ter 55cm foi aumentada de modo a melhor se enquadrar com as dimensões da praça. A base é de pedra moleana, com acabamento bujardado e a pico fino.
O antigo monólito de homenagem a Francisco Sá Carneiro, de 1986, foi incluída no conjunto, ficando ao lado do busto do estadista.
O arquitéto camarário Jorge Peixote foi quem idealizou este novo conjunto memorial.



Para saber mais sobre a Praça Francisco Sá Carneiro ou sobre a passagem do estadista por Rio Maior em 1980, consulte:

Sem comentários:

Enviar um comentário