terça-feira, 23 de outubro de 2012

Primitiva Igreja Matriz de Fráguas

É sabido que a atual igreja matriz de fráguas advém de uma antiga capela existente no local. No século XVII os paroquianos de Fráguas tinham a sua igreja matriz bastante degradada e a necessitar de grandes obras. Como essa igreja que tinha por invocação São Miguel, se encontrava afastada da povoação, decidiram não investir mais nela e transferiram a matriz para a capela de Santo António que essa sim, se encontrava no meio da povoação de Fráguas. Parte das pedras, o altar e outros elementos da antiga igreja foram usados na obra de transformar a capela de Santo António em igreja matriz. A inauguração da nova matriz ocorreu em 1622.
Haviam relatos que afirmavam ainda serem visíveis as ruínas da primitiva igreja matriz.
Fui à procura destas ruínas, mas tudo o que encontrei foi um edifício de uma antiga pecuária que foi construído sensivelmente no local em que a igreja teria existido.
A charneca, fica nos Casais da Cheira, entre a travessa e a rua de São Miguel (seguindo pela rua dos Casais da Cheira).
 

Para saber mais sobre a igreja matriz de Fráguas, consulte:

2 comentários:

  1. Caro amigo(a)!
    Não desfazendo de qualquer modo o seu trabalho, e com todo o respeito penso que a antiga igreja matriz não se situava exactamente no sitio que a fotografia retrata. Penso que recolhendo alguns testemunhos dos habitantes mais idosos da aldeia, seria possível ter informação mais credível sobre o sitio exacto da mesma, e posteriormente publicar fotos do local.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu contributo.
      Indiquei aquele local, pois alguns habitantes da zona me informaram que a igreja foi em tempos edificada ali e que ainda há pouco tempo aí haviam umas ruínas.
      É sabido que a igreja estava numa charneca afastada da povoação. Vi um relato que indica a posição da igreja na rua de S. Miguel. Nas imediações do local da fotografia existe a atual travessa de S. Miguel.
      Mas como eu não tenho conhecimento factual sobre o assunto, caso alguém tenha mais informações, seria muito útil as expôr e assim melhorar a informação que neste espaço é exposta.
      Todos os contributos são bem vindos.

      Eliminar