quinta-feira, 10 de maio de 2012

Projeto Horta Maior - Hortas Urbanas

A Câmara Municipal decidiu no ano passado dar início ao projeto “Horta Maior” – Hortas Urbanas de Rio Maior.
 
Como outros municípios que já possuem Hortas Urbanas, também Rio Maior pretendeu-se aliar a este estilo de viver em comunidade que permite um desenvolvimento sustentável, promover a qualidade de vida e ajudar quem assim pretender a melhor ultrapassar a atual difícil conjetura social.
Assim, em Novembro de 2011 foram abertas as candidaturas a cada talhão, tendo sido definidos os critérios de seleção, como a ordem de inscrição, a proximidade da residência à horta e a intenção do candidato na adesão ao projeto.



 
A 25 de Abril deste ano, numa cerimónia realizada na Câmara Municipal, foram atribuídas as primeiras 31 parcelas do total de 44 disponíveis.
O terreno com um total de cerca de 1.800 metros, dispõem de 44 parcelas (talhões) com 40 metros quadrados cada (8mx5m).
Atualmente os talhões distribuídos já podem ser cultivados e a zona para além da água, também já tem as parcelas divididas e identificadas, tem uma zona de arrumos e uma zona para compostagem. Ainda falta melhorar um pouco as condições da zona afeta ao projeto e que os riomaiorenses adiram a esta boa e útil iniciativa. As inscrições e a exploração das parcelas são gratuitas.

 
Existem outras hortas urbanas espalhadas um pouco por todo o país. Deixo de seguida um exemplo que me parece exemplar, de uma horta em Lisboa, junto ao Centro Comercial Colombo e que para além de cada talhão estar bem cuidado, foi criada toda uma envolvência que leva às pessoas aí se deslocarem, como pista de ciclismo/atletismo e muitos bancos de jardim que convidam à leitura de um livro.


As imagens com o esquema da Horta Comunitária de Rio Maior, foram retiradas parcialmente da Internet, em:

Sem comentários:

Enviar um comentário