Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

ESDRM - Escola Superior de Desporto de Rio Maior


O Instituto Politécnico de Santarém (IPS) foi criado em 1979 pelo Decreto-Lei nº513-T/79 e em 05 de Dezembro de 1997, pelo Decreto-Lei nº352/97 foi criada a Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), como unidade orgânica do IPS. A ESDRM é a única escola especializada no ensino do desporto da rede do ensino politécnico público em Portugal.
Assim há precisamente 1 mês, ESDRM realizou o seu XIV aniversário.
O Professor Doutor José Jesus Fernandes Rodrigues foi nomeado 1º Diretor desta escola, tomando posse a 22 de Julho de 1998. A 22 de Junho de 2007 foi eleito o Professor Adjunto Abel Francisco de Oliveira Santos como 2º Diretor e em 2 de Março de 2011 foi eleita a Professora Coordenadora Rita Alexandra Prior Falhas Santos Rocha como a actual e 3ª Diretora da ESDRM.
 
A ESDRM já ocupou vários edifícios cedidos pela Câmara Municipal de Rio Maior, como o rés-do-chão de um prédio na Avenida Paulo VI (mais propriamente o r/Ch do lote 1 na Rua José Pedro Inês Canadas).
Desde Julho de 2007, a Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) está localizada no 1º piso do Pavilhão Multiusos da cidade. É neste edifício que se encontram os serviços administrativos, a biblioteca, a reprografia, a área de investigação e o ensino propriamente dito. A componente prática relativa ao ensino é ministrada nas excelentes instalações do complexo desportivo de Rio Maior, geridas pela DESMOR. O Ginásio Boa Forma é usado para as atividades relacionadas com a condição física. As atividades de desporto na natureza são realizadas em diferentes espaços naturais de Portugal e do estrangeiro, como: Lagoa de Óbidos, Praia da Foz do Arelho, Serras de Aire e Candeeiros, Serra da Estrela, Serra da Lousã e em diversos picos montanhosos da Europa.
A ESDRM promove licenciaturas em: Condição Física e Saúde no Desporto; Desporto de Natureza e Turismo Ativo; Gestão das Organizações Desportivas; Psicologia do Desporto e do Exercício; Treino Desportivo; Treino Desportivo – regime Pós laboral.
A escola também tem mestrados em Desporto com especialização em: Educação Física Escolar; Treino Desportivo; Condição Física e Saúde; Desporto de Natureza; Psicologia do Desporto e do Exercício; Atividade Física em Populações Especiais.
Actualmente a ESDRM tem cerca de 800 alunos, 44 professores a tempo inteiro, 40 professores convidados e 16 funcionários.

 
Está finalmente agora a terminar o processo de a ESDRM ter as suas próprias instalações adequadas e projectadas de raiz para um ensino de elevada qualidade no desporto.

 
No dia 11 de Maio de 2009 foi oficialmente celebrado o lançamento da primeira pedra da construção das novas instalações da ESDRM. O evento contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago. O projecto é da responsabilidade da empresa de arquitetura J.A. Arquitectos, Lda., que ganhou o concurso internacional aberto para o projeto da Escola Superior de Desporto.

 
As instalações situam-se num terreno de 41,930m2 situado a nascente do complexo desportivo da cidade. O edifício escolar ocupa uma área de 9,324m2, a cantina ocupa 1,018m2 e a residência de estudantes que permitirá alojar 120 alunos ocupará 2,401m2. O edifício escolar comporta os espaços de anfiteatro, salas de aulas, área administrativa, área de direção, gabinetes dos professores, biblioteca, laboratórios e oficinas. O refeitório tem capacidade para aproximadamente 150 alunos e terá para além da necessária cozinha, um bar, uma zona de convívio e um espaço para a associação de estudantes.
Inicialmente o projeto comportava um custo estimado em perto de 16 milhões de euros, suportados em 10,4 milhões de euros por fundos comunitários via QREN, em 4,4 milhões de euros pela Administração Central via PIDDAC e em 1,1 milhões de euros pelo Município de Rio Maior.

 
O novo edifício da escola encontra-se pronto e representou um investimento próximo dos 18 milhões de euros. Apesar de concluído, o edifício ainda não pode começar a ser ocupado pois ainda à contas por saldar. Por parte da Administração Central tem-se que desbloquear as verbas do PIDDAC para 2011 (de 2 milhões de euros foi reduzida para 1,166 milhões) para se poder aceder às verbas do QREN num valor perto de 5 milhões de euros. Por parte do Município de Rio Maior, a dívida foi negociada e houve o comprometimento no final do mês passado em pagar a verba ainda em falta em 48 meses (cerca de 1,077 milhões de euros).









Decerto que este importante investimento em Rio Maior vai ter um final feliz muito em breve. A ESDRM merece este novo equipamento pois é um pólo dinamizador de Rio Maior (envolve directamente cerca de 1000 pessoas) e investe em dois bens muito preciosos para todos e que são o saber (fomenta o conhecimento) e o bem-estar (fomenta o bom estado físico e psicológico).
Para mais informações, sobre a ESDRM, pode consultar o seu espaço na Internet em:



A ESDRM foi inaugurada a 24 de Maio de 2013. Pode saber mais sobre este evento em:
http://rio-maior-cidadania.blogspot.pt/2013/05/inauguracao-da-esdrm.html
 
As imagens do interior do novo edifício da ESDRM foram retiradas do site da ESDRM.

Sem comentários:

Enviar um comentário