segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ribeira e pontes em Arrouquelas

Não é muito visivel, mas em Arrouquelas passa uma ribeira.
Ainda menos conhecidas são as suas 4 pontes.

Ponte à entrada de Arrouquelas para quem vem de Manique do Intendente:
 
Ponte do Pontão, que foi construida pela Junta de Freguesia e Câmara Municipal, sendo inaugurada a 28 de Novembro de 1993:
 
Ponte Porto das Macieiras:
 
Ponte da Sanguinheira, inaugurada a 08 de Outubro de 2000:
 
Ora nesta última ponte, os seus construtores dicidiram deixar gravado no cimento os seus nomes: António Madail, Luis Barbara, Manuel B. Fialho, Horácio Madaleno, Alfredo Távares e Daniel Pião.

A ribeira chama-se Ribeira de Arrouquelas, também conhecida por Vala do Montujo. No entanto nas cartas militares aparece como Ribeira do Juncal.
A água que passa nesta ribeira é alimentada de outras duas que se unem à entrada de Arrouquelas. A Ribeira Vale Das Lebres que nasce para os lados das Quebradas e a Ribeira da Amieira que nasce um pouco mais para Noroeste do Campo de Golf 'Golden Eagle' num lugar chamado Vale do Paul.
A última vez que a Ribeira foi limpa remonta a 1940, quando alguns proprietários fizeram o pedido ao Governo. A limpeza ficou concluída em 1944, mas em 1945 os proprietários dos terrenos que confinavam com o rio não ganharam para o susto ao serem intimados a pagarem cerca de 230 contos (cerca de 1.147,00€) para custear parte das despesas. Valeu a intervenção do Major Valente de Carvalho, Governador Civil, que atendeu às reclamações dos proprietários.

Sem comentários:

Enviar um comentário