sábado, 2 de abril de 2011

Piscinas Municipais de Rio Maior

O complexo de piscinas de Rio Maior possui umas instalações modernas, bem interligadas e eficientes em termos energéticos.
Integrado no Complexo Desportivo de Rio Maior, é gerido pela empresa DESMOR.

O complexo de piscinas de Rio Maior foi inaugurado a 6 de Novembro de 1992.
Começou com a piscina de 25m e o tanque de aprendizagem com um custo de 350 mil contos (cerca de 1,75 milhões de euros).
A 25 de Junho de 1994, foi inaugurada a piscina olímpica exterior que era descoberta e que custou 280 mil contos (cerca de 1,4 milhões de euros).
Em 2003 a piscina de 50m foi coberta custando cerca de 1,78 milhões de euros, sendo que grande parte da verba foi suportada pelo programa PIDDAC.
A 31 de Março de 2011, foi inaugurado o centro de alto rendimento de natação que obrigou a obras de requalificação do espaço e custaram cerca de 2 milhões de euros.



Em 2010 os balneários e secretaria foram alvo de remodelações profundas com o objectivo de aumentar o conforto dos utilizadores, mas também uma melhor gestão energética.
Em termos energéticos, Rio Maior, pretende poupar já em 2011 cerca de 50% da energia que costumava gastar com o aquecimento da água das piscinas. Para o efeito foram realizadas obras para melhorar o edificado, principalmente a piscina de 25m. Foi também criado um campo solar de 105 painéis para aquecimento de águas. A empresa Technoedif-Engenharia, S.A. é que ficou encarregue deste projecto.

Foi no dia 31 de Março de 2011 inaugurado o Centro de Alto Rendimento de Natação.
O custo orçado em 2 milhões de euros contou com um apoio de 75% da Administração Central (via os programas QREN e POVT), ficando os restantes 25% a cargo da autarquia de Rio Maior. Este investimento foi para fazer os melhoramentos nas já referidas melhoria da eficiência energética, melhoria das condições dos utentes e na melhoria das condições para os atletas de alto rendimento. Também o edifício do Centro de Estágios foi reestruturado e ampliado de modo a poder acolher 137 atletas.
Na inauguração estiveram presentes: Laurentino Dias, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto; Isaura Morais, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior; Luís Sardinha, Presidente do Instituto de Desporto de Portugal; Paulo Frishkenecht, Presidente da Federação Portuguesa de Natação; Carlos Coutinho, Administrador da DESMOR; Rosa Mota, Ex-campeã Olímpica da Maratona; ...
O Centro de Alto Rendimento vai servir quatro especialidades da natação: Natação pura; pólo-aquático; natação sincronizada e saltos para a água.
Os atletas que usem o centro, vão ter disponíveis novos sistemas, como: Sistema de recolha e integração de imagens subaquáticas; Análise da força de partida e viragem; Uma sala preparada para treino específico em seco e Sala de apoio médico e laboratorial.





O Tanque de Saltos é exterior.
A piscina tem as dimensões de 15x18,5m.
O tanque possui uma profundidade de 5,5m com plataformas de salto aos 3, 5, 7.5 e 10m.
Esta piscina está aberta para ao público em geral nos meses de Verão (normalmente Julho e Agosto).



O Tanque de Aprendizagem é interior e destina-se ao público mais jovem.
A piscina tem as dimensões de 12,5x8m.
A piscina tem uma profundidade que varia entre os 0,60m e 0,80m.
A água está à temperatura de 29ºC.



A Piscina de 25 metros é interior.
A piscina possui 25x12,5m e está dividida em 6 pistas.
A piscina tem uma profundidade que varia entre os 1,20m e 1,75m.
A água está à temperatura de 29ºC.
Possui bancadas para 120 espectadores.



A Piscina Olímpica de 50 metros é interior.
A piscina possui 50x25m e está dividida em 10 pistas com cronometragem electrónica.
Os blocos de partida possuem medição do tempo de reacção.
A piscina tem uma profundidade que varia entre os 1,40m e 2,20m.
A água está à temperatura de 27ºC.
Possui um sistema de recolha e integração de imagens subaquáticas.
Possui bancadas para 550 espectadores e 8 camarotes.


Este é mais um exemplo de um excelente equipamento desportivo que existe em Rio Maior.
Tem a grande virtude de estar integrado num grande e muito bem equipado complexo desportivo e de se encontrar localizado junto ás escolas de Rio Maior.

Para saber mais sobre o tanque de saltos das piscinas, consulte:


Sem comentários:

Enviar um comentário