sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Memórias da Buraca dos Mouros nas Bocas

No local aonde actualmente está a laborar a pedreira da Tecnovia nas bocas, existiu em tempos não muito remotos uma gruta com importância não só pela sua dimensão, mas também pelos achados arqueológicos lá encontrados.
Entretanto esta gruta foi completamente destruída com os trabalhos da pedreira.
A gruta conhecida como Buraca dos Mouros, possuía cerca de 35 metros de desenvolvimento e tinha uma entrada bastante ampla.
A planta da gruta feita em 1987 era o seguinte:

Neste espaço realizaram-se escavações em finais dos anos 30 do século passado pelo investigador Heleno e mais tarde em 1987 foram realizadas novas escavações por Lawrence G. Straus.
Durante as escavações encontraram-se vestígios de enterramentos da época calcolitica, acompanhados de cerâmica e indústria lítica. O espólio recolhido em 1987 foi levado para o Museu Municipal de Torres Vedras e o relatório dos trabalhos entregue no Departamento do Instituto Português do Património Cultural.
Este seria o local aproximado da localização da gruta.


Mais uma vez, foi autorizado que o património do concelho fosse destruído e o que restou em termos de espólio encontrado, fosse levado para fora da região.
Temos que ser mais activos na defesa do nosso património, pois nós estamos aqui só de passagem e não temos o direito de negar ás gerações futuras o legado que nos foi deixado e que temos vindo a o destruir.


Sem comentários:

Enviar um comentário