domingo, 5 de dezembro de 2010

Graffiti em Rio Maior

Junto à Escola Fernando Casimiro, numa das fachadas do Pavilhão Polidesportivo, encontram-se várias paredes pintadas com Graffitis.
Estes excelentes graffitis foram pintados no dia 16 de Outubro último, durante o evento Polimeeting, que contou com a presença de vários artistas, como: Cris, Nark, Myster, Smile, Odeith, Vile, Diker, Recan, Nomen e Rahed. Este evento esteve inserido nas Jornadas da Juventude de 2010.




Chama-se graffiti à inscrição caligrafada ou a um desenho pintado ou gravado sobre um suporte não convencional. O graffiti é também considerado uma forma de expressão no âmbito das artes visuais, mais especificamente na arte urbana.
Eu separo completamente o tipo de graffiti aqui apresentado da pichação.
Enquanto o graffiti feito em zonas consentidas, com sentido estético e querendo passar uma mensagem é arte, já a pichação em locais não autorizados, sem o mínimo de cuidado é puro vandalismo e deve de ser erradicado pois torna feios e sujos os locais em que são feitos. Eu tenho consciência ao afirmar isto que alguns dos conceituados artistas do graffiti já passaram pela pichação, mas imagens como a seguinte são feias e mostram que quem fez isto não tem o mínimo jeito para o desenho nem qualquer sentido estético.


Podem ver informações sobre o Cris (Cristiano Neves), um riomaiorense e um artista do graffiti, no seu site:
A seguinte imagem retirada do seu site, mostra Cris a pintar um mural na Associação de Jovens de Arrouquelas, H2O.

Sem comentários:

Enviar um comentário