segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Capela de Santo António em Azinheira


A capela de Santo António na Azinheira, é de construção sólida e foi erigida em 1769. Pelo menos é essa a data que aparece gravada sobre a porta principal da capela.
Por cima da porta principal encontra-se uma grande concha. A concha é usada há séculos para indicar o peregrino. Santo António também foi ele próprio um peregrino. No entanto a concha também pode ter outro significado mais teológico que recorda a lenda atribuída a Santo Agostinho e Santo António antes de se tornar Franciscano era monge Agostiniano. A lenda diz que o Santo Agostinho encontrou um jovem na praia que com uma concha tentava colocar toda a água do mar num buraco cavado na areia. Agostinho vendo esta cena compreendeu a referência ao seu inútil esforço de procurar fazer entrar a infinidade de Deus na limitada mente humana.
A capela foi restaurada por uma comissão local e em 13 de Junho de 1978 (dia de Santo António) reabriu com uma grande festa que contou com a presença do Bispo de Santarém, D. António Francisco Marques.
No adro, existe um coreto para abrilhantar as festas locais.










Sem comentários:

Enviar um comentário