segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Ruina de Mosteiro Beneditino em Freiria

Na Quinta do Jogadouro, a 2 km de Rio Maior, existem as ruínas de um antigo mosteiro beneditino.
Das ruínas da capela do mosteiro foi erigido o Centro Cultural Jogadouro. O espaço é propriedade de Maria da Conceição Burgete.

A Ordem de São Bento (beneditinos) chegou a Portugal no século X (com o conde D. Henrique, pai de D. Afonso Henriques a ser o grande impulsionador desta ordem em Portugal no séc. XI) e ainda hoje possui alguns mosteiros em actividade (um dos mais conhecidos é o Mosteiro de Singeverga, Santo Tirso). Foram várias as razões pelas quais grande parte dos mosteiros em Portugal foram abandonados, mas a mais importante foi o decreto de 30 de Maio de 1834 que extinguia as Ordens Religiosas e confiscava todos os seus bens.
Bento de Núrsia (480-543) compôs no ano 529 a ‘Regula Benedicti’ para a abadia de Montecassino na qual descreve algumas normas que os mosteiros deveriam cumprir, como: A pobreza, a castidade, a obediência, a oração, o trabalho, hospedar peregrinos, dar assistência aos pobres e promover o ensino. Os mosteiros que passaram a seguir estas normas uniram-se e os monges passaram a ser conhecidos como beneditinos.

Sem comentários:

Enviar um comentário