quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Açudes no Rio Maior dentro da Cidade.

O Rio Maior não pára de surpreender, mesmo que seja dentro da cidade à qual ele deu o nome e que lhe tem as costas voltadas.
Neste artigo vou mostrar dois açudes que existem neste rio, dentro da zona urbana.

A primeira imagem é referente ao açude com duas comportas que existe logo após o Largo ‘Adelino Amaro da Costa’. O sistema das comportas servia também para regular a percentagem de água que do leito principal derivava para um braço secundário deste rio. Esta foto só é possível pois recentemente esta zona do rio foi limpa, já que até há pouco tempo estava completamente invadida por canas e silvas.


A segunda imagem é referente a um açude que já possuiu três comportas e que fica localizado logo após a junção da Ribeira de São Gregório (que também atravessa a cidade) ao Rio Maior. Este local está com o acesso quase todo bloqueado pelas várias construções habitacionais que por aí foram aparecendo. Como referência, encontra-se nas traseiras do empreendimento ‘Varandas do Rio’ inaugurado em 11-07-2003, contando com a presença do presidente da câmara da altura.
.
Como aconteceu com muito sucesso noutras cidades, aqui também em Rio Maior, deveria de haver um esforço de devolver o rio aos habitantes.

3 comentários:

  1. Caríssimo,
    fiz uma cópia deste post na integra no meu blog, espero que não se importe, caso contrário eu retiro,
    cumprimentos e parabéns pelo blog

    http://coisasdoriomaior.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. boas,
    fiz referência ao seu blog em
    http://coisasdoriomaior.blogspot.com/

    espero que não se importe,
    parabéns pelo blog, sigo atentamente

    ResponderEliminar
  3. Desde que exista uma referência ao artigo fonte, não me importo nada que usem o que está neste Blog.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar