Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Jardim Municipal de Rio Maior

Jardim Municipal de Rio Maior.


O Jardim Municipal encontra-se num espaço verde que ocupa 17.000 m2.
O Jardim é constituído por extensos relvados, inúmeras árvores, equipamentos sociais, monumentos e caminhos pedestres. Actualmente o jardim não tem zonas ocultas o que facilita a segurança de quem o usa.
Numa das extremidades deste jardim encontra-se a Igreja Matriz inaugurada em 1968 e o Palácio da Justiça, inaugurado em 1961.
Mais perto da rotunda da Praça da República, encontra-se o ‘Quiosque Jardim’ e por trás dele o Obelisco comemorativo do primeiro centenário do Concelho de Rio Maior.
Perto encontra-se o Espaço Multiusos do jardim, e logo de seguida um espelho de água.
Acompanhando a avenida Dr. João Calado da Maia, passa-se por um bar com esplanada, pelas instalações sanitárias e por um Parque Infantil que é a alegria dos mais pequenos. A Esplanada foi inaugurada  em 1992 e o Parque Infantil em 1996 mas remodelado em 2001.
Das várias estátuas que existem no jardim são de referir a do conjunto que simboliza a justiça, a do Nuno Álvares Pereira e o busto do Dr. Francisco Barbosa.
Pode saber mais sobre estas estátuas em
O Jardim Municipal sofreu grandes obras de requalificação que se iniciaram logo no início de 2004 e ficaram concluídas em 2005 (O investimento previsto para estas obras foi de 1.529.640,00€). Houve alguma polémica com a execução da obra pois algumas árvores foram abatidas.
Já em 2008 os caminhos que eram formados por antigas sulipas dos caminhos de ferro, viram estas mesmas sulipas removidas e o piso formado por uma camada de betão poroso e colorido com a já habitual côr de ‘oxido de ferro’. Com esta alteração melhorou-se as condições de circulação dos utentes.
O Jardim Municipal é um bom equipamento para os habitantes, que promove o bem estar, o convívio e o lazer de todos que o usam.









Sem comentários:

Enviar um comentário