quinta-feira, 8 de abril de 2010

Paul da Marmeleira

Paul da Marmeleira
Existe um percurso pedestre (PR3 “Paul da Marmeleira”) que passa junto ao Paul e que é muito agradável de se fazer e do qual se avista toda a superfície alagada e as encostas rurais até à Vila da Marmeleira. Ao final da tarde é reconfortante ouvir o coaxar das rãs à sombra de uma das muitas árvores que ladeiam este caminho.
O Paul é o habitat natural para uma fauna muito diversa, com destaque para algumas aves migratórias e de uma flora típica de ambientes lacustres..
Neste Paul já foram realizados projectos de investigação da fauna, como o estudo realizado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto sobre a Rhagonycha fulve e ibérica (tipo de insecto).

De uma forma geral, Paul é uma zona húmida, inundada de água de forma permanente ou temporária. A área de água livre é normalmente reduzida e pouco profunda, predominando a vegetação aquática. O Paul é um habitat que acolhe uma elevada diversidade biológica, servindo de zona de abrigo e alimento para um elevado número de espécies animais. O Paul actua também como regulador natural de caudais de cheia.

Sem comentários:

Enviar um comentário