segunda-feira, 29 de março de 2010

Fonte da Bica

O lugar Fonte da Bica está definitivamente ligado às salinas de Rio Maior. A água com um teor em sal sete vezes superior ao do mar é retirado de um poço situado no meio dos talhos nos quais a água evapora e se retira assim o precioso sal.
Poucas pessoas conhecem é a fonte que deu o nome ao lugar e é a essa fonte que este artigo se vai dedicar.

A Fonte da Bica no lugar de Fonte da Bica situa-se na orla do tecido urbano num largo com muitas potencialidades é ser ele também um pólo de atracão turística.
Desde logo quem vier do centro do lugar para a fonte, desce uma pequena escadaria muito bonita e com uma largura pouco comum por estas paragens.
O que encontra e sobressai é o telheiro com pilares em pedra que serve de protecção a um antigo lavadouro público. Por debaixo do telheiro os tanques de água formam como que um espelho de água. Este lavadouro tem de característico as pias em pedra para demolhar a roupa e as respectivas pedras individuais para a esfregar.
O espaço é muito bonito e está bem conservado.
A fonte propriamente dita tem uma pedra que marca uma intervenção de beneficiação realizada pela Câmara Municipal já em 1876.




1 comentário:

  1. lembro-me de lavar roupa com a minha querida avó aqui nesta fonte... hoje mal falo portugues, vivo num pais modernissimo, falo outra lingua melhor do que a minha lingua materna... MAS nunca esqueco das minha LINDAS MARAVILHOSAS RAISES, que tenho muito orgulho delas...

    ResponderEliminar