sábado, 16 de janeiro de 2010

Moagem Maria Celeste


A moagem Maria Celeste é um exemplo significativo do património industrial de Rio Maior marcando a viragem para a modernização da indústria nesta região.
Este complexo incorpora uma antiga azenha que utilizando a energia hidráulica alimentava um sistema de moagem. O insólito é que à data da inauguração em 1932 o uso de energia eléctrica para fins industriais já era generalizado em Portugal e talvez tenha sido esta a razão para a empresa ter sido fechada pouco tempo após a inauguração e grande parte do seu espólio desmantelado. A existência de várias azenhas na região e o saber transmitido ao longo de gerações deve ter tido um grande peso na escolha da energia hidráulica mesmo que integrando inovações técnicas a nível da maquinaria de processamento.
Embora perto do centro da cidade o complexo está em harmonia com a sua envolvente de cariz rural e com o rio que passa junto ao edifício.
O complexo é composto pela casa do proprietário (ainda hoje habitada por uma descendente), o escritório, local de venda, local de armazenamento, área energética e sala de fabrico da farinha.
A moagem ainda conserva a azenha e o sistema (veio) de transmissão de energia.
Penso que poucas cidades em Portugal têm um espaço central como este no qual pode ser criado um museu e espaço de lazer no qual todos os habitantes e visitantes poderiam passar uns bons momentos. Este espaço deveria (se ainda não o é) ser classificado como imóvel de interesse municipal.


Como curiosidade, foi aqui na Moagem Maria Celeste que a 21 de Maio de 1945 se realizou em Rio Maior o almoço comemorativo da Paz (Fim da II Grande Guerra Mundial). O representante da embaixada dos Estados Unidos da América, foi o médico Arnaldo Vidigal Pais (1899-1961) que fixou residência e atividade profissional em Rio Maior.








4 comentários:

  1. Obrigado, Américo, por favor da nos mais fotografias mais perto onde se ve mais promenores.
    Um museu de interesse international!
    Ralf

    ResponderEliminar
  2. Onde fica esta moagem em rio maior? perto da empresa Nobre?

    ResponderEliminar
  3. Olá.
    Esta moagem fica de facto perto da empresa Nobre.
    Se vier do lado do cemitério pela Av. dos Combatentes, vire à direita no cruzamento da empresa Nobre, apanhando a rua Norton de Matos. Vire logo na primeira rua que possa e na zona mais baixa vê a moagem Maria Celeste ao seu lado direito.

    Cumps,
    Américo Cardoso.

    ResponderEliminar
  4. Vamos esperar que finalmente este património tão importante e particular seja revitalizado aproveitando e respeitando todas as potencialidades e fazer deste local um pólo de referência a bem da cultura.

    ResponderEliminar