sábado, 19 de dezembro de 2009

Fonte Mourisca Assentiz

A chamada Fonte Mourisca é um dos pontos de interesse de Assentiz.
Sendo actualmente um espaço de lazer ao serviço da população, era o local comunitário para ir buscar água fresca e lavar a roupa. O espaço da fonte sofreu obras de restauro recentes e é um bom exemplo de como se pode modernizar sem estragar o legado que chegou até nós.



A Fonte Mouriscas das 3 bicas é um marco na freguesia e pertence mesmo á sua simbologia heráldica (aparece em posição central no brasão da junta de freguesia).
Nas traseiras da fonte é possível observar o reservatório de água que faz a captação da mãe de água e a porta encimada com duas cornucópias que dá acesso ao interior da fonte.


O nome da fonte está associado a lendas que referem que em tempos idos terão aparecido neste local mouras encantadas e muitos tesouros.
Segundo a sabedoria popular transmitida pelas várias gerações esta fonte é datada de 1144 (Data que se situa entre o reconhecimento da independência de Portugal por Castela em 1143 e a conquista do Castelo de Santarém por D. Afonso Henriques em 1147).
A fonte sofreu várias obras desde a sua origem, tendo sido a mais recente obra de requalificação realizada em 05 de Julho de 2009 (Obra que serviu de homenagem ao primeiro presidente de junta de freguesia, o sr. Valentim Joaquim Rodrigues).
Neste espaço, para além da fonte com três bicas e dos dois antigos tanques de lavagem de roupa, pode-se apreciar dois painéis de azulejos que representam imagens antigas do espaço com a sua gente.



Fica de seguida uma foto antiga, retirada do site da Junta de Freguesia de Assentiz em:
http://www.jfassentiz.pt.vu/
Esta fotografia é que foi usada para a elaboração do primeiro painel de azulejos.

Sem comentários:

Enviar um comentário